O evento ocorreu em 31 de julho e reuniu mulheres que contaram suas histórias, apresentaram relatos e conversaram sobre a luta da mulher e do povo negro
Da Redação – A candidata a deputada federal Claudete Alves (PT) participou do “Chá Julho das Pretas” no último dia 31, no bairro Consolação, na cidade de São Paulo. O evento ocorreu em homenagem ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, comemorado no dia 25 de julho.
O evento também comemorou o Dia da Mulher Africana, que é celebrado no dia 31 de julho, data em que o evento ocorreu. Além de Claudete, estiveram presentes diversas mulheres que contaram suas histórias, apresentaram relatos e conversaram sobre a luta da mulher e do povo negro.
Em sua fala, Claudete falou sobre a responsabilidade e necessidades para governar o Brasil e acabar com a discriminação que ainda existe. “Governar esse Brasil que é um país negro, é pensar na implementação de políticas públicas, ações, recursos, para diminuir a distância entre negros e não negros nesse país”, disse Claudete.
A candidata a deputada federal também disse que se o mandato dela ocorrer, será um mandato que prioritariamente para empoderar mulheres negras. Ela também falou na necessidade de acabar com o racismo estrutural.
“Não dá mais pra gente não ter negras e negros delegados, pelo menos se aproximando do percentual da população que representamos. Não dá mais não ter membros do Ministério Público, do Poder Judiciário, com a nossa cara, não dá mais, porque não adianta transformar o crime de injúria racial em racismo, a sentença que eles derem será pífia, não vai resolver, não vai confrontar o racismo estrutural”, afirmou Claudete.
Datas comemorativas e feriados
Enquanto vereadora da cidade de São Paulo, Claudete Alves foi autora da lei que criou o feriado de 20 de novembro no município, o Dia da Consciência Negra. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder no Quilombo dos Palmares e celebra a luta do povo negro contra a opressão.
Enquanto isso, o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, comemorado no dia 25 de julho, homenageia a luta e a resistência das mulheres negras
Já o Dia da Mulher Africana, comemorado no dia 31 de julho, teve início durante a conferência das mulheres africanas, data em que também foi criada a Organização Pan-Africana das Mulheres, para que as mulheres africanas compartilhassem suas experiências e somassem esforços para a emancipação feminina. A data é um marco na luta contra o racismo e uma oportunidade para trazer este tema à tona.
Sobre a Claudete Alves
Claudete Alves (PT) é professora formada em pedagogia com mestrado em Ciências Sociais pela PUC-SP. Ela também é sindicalista e militante do movimento negro e das mulheres. Atualmente, Claudete é candidata a deputada federal por São Paulo. Ela foi vereadora por dois mandatos na cidade de São Paulo, período em que leis importantes para a cidadania e ao combate a discriminações foram aprovadas.
Nenhum comentário on "Claudete participa do ‘Chá Julho das Pretas’, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha"