Governo de São Paulo lança edital para internet sem fio no AcessaSP

720 0

Prefira morrer de pé, que viver de joelhos!

Che Guevara.

Governo de São Paulo lança edital para internet sem fio no AcessaSP

O governo do Estado de São Paulo, por meio da Subsecretaria de Tecnologia e Serviços ao Cidadão (STSC), lançou um novo projeto no âmbito do programa de inclusão digital AcessaSP. O edital do Wi-Fi tem por objetivo ampliar o acesso à internet por meio das redes sem fio, instalando equipamentos em mais 300 unidades do AcessaSP neste ano. Em funcionamento desde o ano 2000, o AcessaSP oferece gratuitamente computadores e conexão a internet para a população. Dos 849 postos em funcionamento atualmente, 174 têm rede Wi-Fi, além da conexão fixa. O número de usuários da rede sem fio mais que dobrou no ano passado: em 2014, foram 648 mil atendimentos por meio do Wi-Fi, número que saltou para 1,6 milhão em 2015. Considerando os atendimentos feitos também pela rede fixa, os postos do AcessaSP fizeram, no ano passado, cerca de 6,5 milhões de atendimentos. Os postos do AcessaSP foram criados pelo governo para atender a população que não tem acesso a internet. As pesquisas sobre o uso da Internet no Brasil têm mostrado que essa necessidade ainda existe, apesar dos avanços deste serviço em todo o país. De acordo com a análise do suplemento de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2014, entre os brasileiros com renda domiciliar mensal per capita de até ¼ de salário mínimo, apenas 28,8% têm acesso à rede. É principalmente para esse público que o governo mantém um programa de inclusão com a capilaridade do AcessaSP. “Os dados mostram que ainda existe uma parcela da sociedade excluída digitalmente. Por isso, estamos reformulando a política do programa para inovar – tanto nas tecnologias como nos serviços”, observa Cibele Franzese, da Subsecretaria de Tecnologia. Com a rede sem fio os usuários do AcessaSP poderão se conectar à Web usando também seus dispositivos, como smartphones, tablets e notebooks. Dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) indicam que o Brasil terminou fevereiro com 258,1 milhões de celulares. As 849 unidades em funcionamento no território do Estado de São Paulo cobrem 589 municípios, 43 deles em zona rural. O AcessaSP funciona em parceria com as prefeituras e com outros órgãos governamentais, como Poupatempo, CIC, EMTU, CPTM, Bom Prato e Itesp. No edital do Wi-Fi, a contrapartida das prefeituras é apoiar e incentivar o monitor do posto do AcessaSP a desenvolver um projeto, voltado para a comunidade local, para potencializar o uso daquela unidade. Serão benvindas iniciativas inovadoras de Tecnologias da Informação e Comunicação, como desenvolvimento de software livre, aplicativos e cultura hacker. A Rede de Projetos, criada para incentivar usuários e monitores a aproveitarem a infraestrutura dos postos para o desenvolvimento social, cultural, intelectual e econômico da população, reúne mais de 2 mil projetos.

Frase:

Procure saber como está o projeto antes de falar mal ou bem. Gostaria de deixar especialmente para você (se dirigindo a assessores parlamentares que estavam nas galerias) o pensamento do grande Bertold Brecht: o pior analfabeto é o analfabeto político…

José Montoro Filho, o Montorinho, vereador pelo PT de Santo André, ao comentar a manifestação feita nas galerias por conta do projeto do Executivo, que pretende vende áreas da cidade para fazer caixa

Frase:

Estão com ameaças, e até tiraram fotos minhas. Não tenho medo e tenho o direito de me manifestar nas galerias. O problema é que na falta do argumento, é mais fácil tentar pressionar, ironizar e partir para a agressão verbal contra quem é contrário a esta administração

José Aldo Camilo Gomes, assessor parlamentar, ao comentar o episódio na sessão de ontem, na Câmara de Santo André, quando houve discussão entre vereadores petistas, alguns simpatizantes e um grupo de assessores, manifestantes e moradores da cidade, contrários à venda dos terrenos pela administração

Ministra e secretário especial de Direitos Humanos abrem Conferência Nacional dos Direitos Humanos

Com o tema “Direitos Humanos para Todas e Todos: Democracia, Justiça e Igualdade”, a 12ª Conferência Nacional dos Direitos Humanos será aberta pela ministra das Mulheres, da Igualdade Racial, da Juventude e dos Direitos Humano, Nilma Lino Gomes, e pelo secretário especial de Direitos Humanos, Rogério Sottili, nesta quarta-feira (27), às 17 horas. A Conferência retrata a oportunidade de consolidar as Políticas de Direitos Humanos no Brasil, e também de reafirmar os compromissos contidos no Programa Nacional dos Direitos Humanos -PNDH-3. O programa é o principal documento que orienta as políticas públicas em direitos humanos no país. A conferência será um espaço amplo e diverso de participação social, que interliga segmentos e políticas, e que resulta em uma ação conjunta de todos os públicos envolvidos em Direitos Humanos no Brasil. O evento terá a participação de convidados e de dois mil delegados: 1,2 mil escolhidos nas etapas estaduais e distrital, e, visando a efetiva transversalidade dos temas, 400 eleitos nas etapas estaduais e distrital das conferências da Criança e do Adolescente, Pessoa Idosa, Pessoa com Deficiência e LGBT – Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais; além de 400 delegados membros titulares dos conselhos, comissões, comitês e fóruns oficiais das temáticas relacionadas às pautas da Secretaria de Direitos Humanos.


PESQUISA EMPREGO E DESEMPREGO 1

  • O Consórcio Intermunicipal Grande ABC divulga na quarta-feira (27), às 14h, a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) na Região do ABC referente ao mês de março. A divulgação é feita pela Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados) e Dieese (Departamento Intersindical da Estatística e Estudos Socioeconômicos), em parceria com o Consórcio. Os boletins serão distribuídos durante a divulgação da pesquisa e disponibilizados no site da entidade regional: www.consorcioabc.sp.gov.br. Durante a apresentação deste mês os técnicos das instituições abordarão também os dados estatísticos do Boletim Temático Trabalho Doméstico na Região Metropolitana de São Paulo no ano de 2015. As informações do estudo compreendem o segmento feminino na profissão, incluindo participação no mercado, rendimento médio, perfil da ocupação, etc. O Boletim Trabalho Doméstico tem divulgação prevista para segunda-feira (25), na sede da Fundação Seade, em São Paulo.

PESQUISA EMPREGO E DESEMPREGO 2

  • O principal objetivo da PED ABC é subsidiar as políticas regionais de desenvolvimento socioeconômico e qualificação profissional por meio de análises sobre a dinâmica do mercado de trabalho no Grande ABC. Iniciada a pedido do Consórcio em 1998, a divulgação conjunta da PED da região chegou a ser interrompida, mas foi retomada em junho de 2011, sendo que o Grande ABC é a única área destacada de uma região metropolitana que conta com uma pesquisa domiciliar específica. A PED é realizada nas regiões metropolitanas do Distrito Federal, Fortaleza, Salvador, Recife, Porto Alegre, Belo Horizonte e São Paulo. A pesquisa identifica as condições regionais do mercado de trabalho relativas ao emprego, desemprego e renda, nos mesmos moldes metodológicos e operacionais da pesquisa executada para toda a Região Metropolitana de São Paulo.

GRANA EXTRA 1

  • Na manhã desta terça-feira (26), no Palácio dos Bandeirantes, o deputado estadual Orlando Morando (PSDB) acompanhou o governador Geraldo Alckmin na sanção da lei complementar que amplia a Diária Especial por Jornada de Trabalho Policial Militar (DEJEM) para o Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. O Projeto de Lei Complementar 8/2016 possibilita que mais profissionais estejam em trabalho, potencializando o alcance das atividades da PM em benefício da população. “A DEJEM é um ganha-ganha, porque ganha a sociedade, com mais policiais na rua. Ganha a gestão, porque você consegue rapidamente, onde precisa, ter um contingente maior e no horário que você precisa, com mais flexibilidade. E ganha o policial, porque um soldado pode ganhar R$ 1.500 a mais do seu salário”, afirmou o governador. A Diária Especial permite aos policiais trabalharem voluntariamente em suas folgas, em um total de 80 horas, com direito a remuneração adicional. Os PMs trabalham fardados, com equipamentos adequados e respaldo do comando da corporação.

GRANA EXTRA 2

  • Alckmin ressaltou a efetividade do trabalho da polícia em benefício da população, lembrando os dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública, que mostrou que o Estado de São Paulo apresentou recorde histórico na diminuição de homicídios dolosos. Pela primeira vez, desde 2001, o índice ficou abaixo de mil vítimas na somatória dos meses de janeiro, fevereiro e março de 2016. “É importante, até como estímulo para a polícia e reconhecimento à sociedade, destacar também as conquistas, que não são fáceis. Em um país continental como o Brasil, com fronteiras desguarnecidas, com tráficos de drogas e armas altíssimos, com toda essa dificuldade, estar pelo 13º mês consecutivo reduzindo o homicídio, é uma grande conquista”, disse Alckmin.

Alunos da rede estadual podem viver experiência de parlamentar em Brasília

Estudantes do Ensino Médio da Secretaria da Educação do Estado que tenham sugestões para mudar o País já podem se inscrever no Programa Parlamento Jovem Brasileiro 2015. Serão ao todo 78 representantes de Estados, sendo 11 deles de São Paulo, que terão a chance de viver por cinco dias a rotina de um congressista. Os indicados terão espaço no plenário da Câmara dos Deputados para apresentar um projeto de lei e simular uma votação. As inscrições vão até 10 de junho. A ideia é que os candidatos – de 16 a 22 anos – aprendam sobre os processos legais e como elaborar projetos que visam o bem estar da sociedade. Os autores selecionados ficarão em Brasília, no segundo semestre, com todos os custos de passagem e hospedagem pagos pela Assembleia. Eles participarão de debates e votação da Casa. São avaliados pela comissão julgadora o conteúdo dos trabalhos, a importância e o ineditismo da proposta. Entre os vencedores da rede estadual paulista nas últimas edições estavam iniciativas que incluíam desde a doação de próteses capilares a mulheres em processo de quimioterapia, até a criação de creches para idosos. Os alunos interessados precisam preencher uma ficha de inscrição e participar de um minicurso para aprender a elaborar um projeto de lei. As informações estão disponíveis no site da Câmara (www.camara.gov.br) e no Portal da Educação (www.educacao.sp.gov.br). O formulário e o projeto devem ser entregues ao professor-coordenador da escola, que encaminhará à Diretoria Regional de Ensino.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Governo de São Paulo lança edital para internet sem fio no AcessaSP"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *