Da Redação – A Ordem dos Advogados do Brasil seção São Paulo (OAB SP) realizará, nesta quinta-feira (21), um debate sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que foi promulgado no país em 13 de julho de 1990 por meio da Lei 8069.
O evento on-line “32 anos do ECA: perspectiva histórica e desafios futuros” está sendo promovido pelas comissões de Defesa dos Direitos das Criança e do Adolescente e de Adoção e de Direito à Convivência Familiar de Crianças e Adolescentes. A transmissão será feita pelo canal no YouTube Cultural OAB.
As inscrições, que são gratuitas, devem ser feitas por meio da plataforma Sympla. O vice-presidente da OAB SP, Leonardo Sica, fará a abertura das palestras, a partir das 19h.
Segundo a presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Criança e do Adolescente, Isabella Vieira Machado Henriques, o debate é oportuno porque a infância e a adolescência nunca estiveram tão ameaçadas desde a redemocratização brasileira. “Dialogar sobre a perspectiva histórica, o presente e os desafios futuros da efetivação do ECA é ainda mais fundamental nos dias atuais”, afirma ela.
“O ECA completou 32 anos de existência no último dia 13 de julho. A Lei gerou vários avanços, como a redução do trabalho infantil, da mortalidade infantil e o maior acesso à educação. Porém, a redução da violência contra crianças e adolescentes, inclusive nos ambientes domésticos, ainda é um grande desafio a ser enfrentado. O Disque 100 tem recebido 73 denúncias de violações aos direitos de crianças e adolescentes por hora. 107 crianças são vítimas de violência sexual – todos os dias – e 20 crianças e adolescentes são assassinadas diariamente no país”, ressalta o presidente da Comissão de Adoção e de Direito à Convivência Familiar de Crianças e Adolescentes, Ariel de Castro Alves.
Serviço
32 anos do ECA: perspectiva histórica e desafios futuros
Quando: 21/07, das 19h às 21h
Inscrições: https://bit.ly/3uZ4BI0
Transmissão: youtube.com/watch?v=i0b-jbrBh6U
Palestrantes: Ana Potyara Tavares, advogada, diretora administrativa financeira da Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi) e representante do movimento Agenda 227. Foi coordenadora-adjunta da secretaria executiva da Rede Nacional Primeira Infância (RNPI);
Benedito Rodrigues dos Santos, antropólogo, professor universitário, diretor do Instituto Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Indica), e consultor do Unicef e da Childhood. Foi membro da Comissão de Redação do ECA;
Miriam Duarte Pereira, mestranda em Gestão de Políticas Públicas, cofundadora da Associação de Amigos e Familiares de Presos (Amparar) da Fundação Casa e presidente do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedeca) de Sapopemba;
Paulo Afonso Garrido de Paula, procurador de justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP). Foi membro da Comissão de Redação do ECA.
Nenhum comentário on "OAB São Paulo promove debate sobre os desafios futuros do Estatuto da Criança e Adolescentes"