Diadema realiza formação de profissionais de apoio da educação especial

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Admitidos por concurso, colaboradores atuam diretamente com alunos com alguma deficiência; iniciativa visa ofertar conhecimento para execução de atividades e mais qualidade no atendimento dos estudantes

Texto: Aline MeloFoto: Igor Andrade (PMD)

Da Redação – Até o dia 22 de julho, a Secretaria de Educação de Diadema promove série de palestras e apresentações para capacitar os profissionais de apoio da educação especial. Atualmente, cerca de 1.200 estudantes da rede municipal estão avaliados como público alvo da educação especial. Os trabalhadores atuam em todas as escolas diretamente com os estudantes que necessitam de suporte individual. 

Presente na abertura da atividade da tarde desta terça-feira (19), no auditório da Fundação Florestan Fernandes, a secretária de Educação, Ana Lúcia Sanches, lembrou que até o ano passado, apenas estagiários desempenhavam a função, transformada em carreira pela atual gestão do prefeito José de Filippi Júnior. Duzentos trabalhadores foram contratados por meio de seleção pública. “Isso assegurou para as crianças que são público alvo da educação especial um atendimento mais adequado, que realmente promova a inclusão”, afirmou.

Ana Lúcia declarou que o processo de formação dos profissionais é constante e permanente, e que sem isso, não há uma educação que seja efetivamente inclusiva. “Sem uma formação que considere as necessidades dos estudantes como um todo, mas também as suas especificidades individualmente, não haverá avanços”, pontuou. “A política educacional de faz para todos”, concluiu.

Coordenadora do serviço de Educação Especial e Inclusão da Secretaria de Educação, Ana Claudia Martins explicou que o profissional de apoio da educação especial atua em todos os espaços da escola, acompanhando os alunos do ensino regular avaliados como Público Alvo da Educação Especial (PAEE). “O foco da atuação se dá no processo de inclusão, segundo as concepções da rede municipal de Diadema, junto à sua turma, de forma a realizar os cuidados de higiene, alimentação, bem-estar e proteção, estimular e facilitar sua participação em todos os  momentos da rotina escolar, com objetivo de diminuir as barreiras para o seu pleno desenvolvimento e ampliar suas condições de aprendizagem”, detalhou.

Atuando na rede desde o primeiro semestre, a estudante de direito e agente de apoio Mariana Gabriele Santos de Almeida afirmou que seu interesse no trabalho junto à crianças com deficiências está diretamente ligado à sua formação acadêmica, haja vista que cursa direito em uma instituição com renomado curso de pós-graduação em direitos das crianças e dos adolescentes. “Tem sido uma experiência muito desafiadora, mas também gratificante”, declarou. “Tudo o que temos visto até agora se aplica muito no nosso dia a dia, porque são desafios que encontramos no cotidiano”, completou.

A formação está sendo realizada com apoio técnico da Associação de Pais e Amigos do Excepcional (Apae) de Diadema e da especialista em autismo Giovanna Watanabe. A fonoaudióloga da Apae Carla Premazzi destacou a parceria que tem sido realizada com a Prefeitura de Diadema e como isso proporciona um melhor atendimento das pessoas com deficiência por parte dos seus cuidadores. “Abordamos como esse profissional pode ajudar, pode se comunicar com a criança. É muito importante essa receptividade por parte dos cuidadores que atuam na rede regular de ensino”, concluiu.

Durante toda a formação, os profissionais terão contato com diferentes conteúdos apresentados pelos profissionais da Apae, como “Mediação pedagógicas pautadas em práticas com evidência científica para estudantes no Espectro Autista”, “Paralisia Cerebral e Deficiência Intelectual: Práticas e manejo para inclusão escolar”, “Disfagia: o que é, como identificar e quais suas implicações no cotidiano escolar” e “Intervenção Física Emergencial em Manejo Comportamental”.

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