Com performance, mostra antológica da artista termina dia 24 de julho, no Instituto Tomie Ohtake
Da Redação – Para o encerramento da exposição, Anna Maria Maiolino concebeu Hoje é o amanhã, sem antes nem depois, performance que acontece dia 24/07, domingo, às 16h. A artista convidou Tania Piffer para juntas construírem, com as próprias vozes e cantos, paisagens sonoras que sugerem morte, vida e ressureição.
Além da voz de Piffer e do seu instrumento, a performance é composta das vozes do grupo de mulheres participantes. Estes sons foram realizados com poucos ensaios, apostando na improvisação no ato da apresentação final. São sons pré-verbais, lamentos, choro e cantos improvisados por todas.
Exposição
A exposição inédita de Anna Maria Maiolino ocupa, com cerca de 300 obras, todas as três grandes salas do andar superior do Instituto Tomie Ohtake. O curador Paulo Miyada esteve nos últimos três anos ao lado da artista para juntos desenharem o projeto a partir de muitas horas de conversa. A mostra antológica, uma vez que traz momentos, obras e acontecimentos significativos na “vida-obra” de Maiolino, como ela mesma nomeou, traz pinturas, desenhos, xilogravuras, esculturas, fotografias, filmes, vídeos, peças de áudio e instalações.
Segundo Miyada, Anna Maria Maiolino – psssiiiuuu… (onomatopeia que pode ser assobio, chamado, flerte, pedido de silêncio, segredo, sinal) foi concebida como uma espiral que circula entre todas as fases e suportes da carreira da artista. A analogia com a espiral se refere à maneira de voltar e ir adiante ao invés de seguir uma cronologia linear. “Vai-se adiante para se reencontrar o princípio, consome-se energia para devolver as coisas ao que sempre foram”, destaca o curador.
Catálogo
O catálogo da exposição traz um extenso ensaio de Paulo Miyada, reproduções de todas as obras e ainda seleção inédita de escritos da artista ao lado de documentos, projetos, fotografias e esboços. Esses documentos reforçam a prerrogativa de gênero, maternidade, sexualidade, políticas migratórias e questões sociopolíticas como aspectos-chave de um trabalho que é completamente misturado com vida, mesmo quando sua aparência não é obviamente autobiográfica, nem predominantemente narrativa. De modo complementar à exposição, essa publicação oferece uma oportunidade única de considerar as implicações entre vida e obra de Anna Maria Maiolino.(R$149,00 livrarias Gaudí e Martins Fontes)
Performance: Hoje é o amanhã, sem antes nem depois
Dia 24 de julho, domingo, às 16h – aberta ao público
Exposição: Anna Maria Maiolino – psssiiiuuu…
Até 24 de julho de 2022
De terça a domingo, das 11h às 20h – entrada franca
Patrocínio: Credit Suisse
Apoio: Valora Investimentos e Brazil Foundation
Instituto Tomie Ohtake
Av. Faria Lima 201 (Entrada pela Rua Coropés 88) – Pinheiros SP
Metrô mais próximo – Estação Faria Lima/Linha 4 – amarela
Fone: 11 2245 1900
Nenhum comentário on "Anna Maria Maiolino – PSSSIIIUUU… Última semana"