Inspirado nas festas de rua que deram origem à cultura hip-hop, o espetáculo “MANOfestAÇÃO” encerra temporada com apresentações gratuitas no Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo
Da Redação – Nos dias 20 e 21 de julho de 2022 (quarta e quinta-feira), às 19h, com entrada gratuita, o grupo Unity Warriors – que tem como fundador o bailarino Igor Souza – apresenta “MANOfestAÇÃO” no CRD – Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo, no Vale do Anhangabaú. E no dia 23 de julho (sábado), às 20h, o grupo encerra a temporada com uma apresentação gratuita no espaço Kasulo, que fica na Barra Funda, Zona Oeste de São Paulo (SP).
“MANOfestAÇÃO” é um manifesto através da dança breaking, que celebra a cultura hip-hop e reflete sobre questões sociais urgentes, como a desigualdade e o racismo. O espetáculo é inspirado nas “Block Parties”, as originais festas de rua da cultura hip-hop, que em meio ao descanso e o caos, eram pontos de encontro de jovens que buscavam na dança um refúgio e espaço de protesto.
De acordo com Vinicios Silva, diretor artístico, “MANOfestAÇÃO” traz à tona aquilo que nos “aprisiona”, buscando (re)apresentar artisticamente a desigualdade social, o racismo estrutural que molda o imaginário social e atravessa nosso fazer, enquanto cidadãos e artistas periféricos, que no meio de tantas adversidades, barreiras invisíveis e visíveis continuam (re)existindo.”
As ações fazem parte do projeto ‘Projeto ‘Eu e você, somos nós?’ da Unity Warriors contemplado na 18ª edição do Programa de Valorização de Iniciativas Culturais do Município de São Paulo – VAI – Modalidade 2, que já realizou também, durante os meses de março e abril, a Residência Artística Unity Class, um curso online de 20 horas onde foram abordados os fundamentos base da técnica Breaking.
O projeto prevê ainda o lançamento da Websérie ‘Estamos Vivos’ que tem como escopo projetar e legitimar a importância de narrativas construídas por jovens periféricos, no caso, pelos integrantes da Unity Warriors. Narrativas escondidas de jovens que encontraram na dança breaking e cultura hip-hop liberdade de expressão, grandes aprendizados, se fortalecendo em suas origens, potencializando a construção da identidade em meio a um país que busca um apagamento do protagonismo nas periferias.
Sobre a Unity Warriors
O grupo Unity Warriors é um dos importantes representantes da arte urbana brasileira no exterior e tem sua trajetória marcada por participações emblemáticas em muitos dos maiores eventos da cultura hip-hop e das artes urbanas do mundo. A Crew tem como principal característica o processo de ensino/aprendizagens em projetos sociais em São Paulo e as competições de dança, espaços onde o hip-hop age como mediador de ideias e de diálogo direto com a comunidade, pontos fundamentais para a criação de identidade do grupo. Bi-campeão do Festival Break The Floor América Latina (2017/2018), festival internacional de breakdance de Manaus-AM, a Unity Warriors foi o primeiro grupo brasileiro a chegar na final do Break The Floor, um dos maiores campeonatos de breaking do mundo, realizado em Cannes (França), chegando ao terceiro lugar no mundial (2018) e segundo lugar (2019). Em Lyon (França), participou como convidado para uma batalha show no evento “Rotary Breaking Dance”. E em Paris – França, foi o primeiro grupo brasileiro a participar como convidado da competição “Fire Jam” chegando à semifinal.
O grupo surgiu em 2015, a partir da união de jovens da periferia de Perus e São Miguel Paulista, com a proposta de celebrar a cultura hip-hop através do breaking. Desde então, o grupo participa de eventos importantes da cena e foi vencedor em vários deles, como Arena Caieira 2019, “The king Of The Night” (SP), “Boom Breaking” Festival de dança breaking de Barueri – SP, Fast Battle 2016 (MG), “The Killers Jova Battle” na Fábrica de Cultura Jaçanã; e segundo lugar no “Brasil super Battle”, em Brasília – DF. Mais informações: @unitywarriors_br e www.facebook.com/Unity-Warriors-2040426456226348
Serviço – MANOfestAÇÃO, Sinopse: Um manifesto através da dança breaking, inspirado nas “Block Parties”, originais festas de rua da cultura hip-hop que em meio ao descanso e o caos, eram pontos de encontro entre jovens que encontraram na dança um refúgio e espaço de protesto. MANOfestAÇÃO trás a tona aquilo que “aprisiona” tantas pessoas periféricas, que no meio de tantas adversidades, barreiras invisíveis e visíveis continuam (re)existindo. Duração: 40min. Classificação Livre
Quando: 20 e 21 de julho de 2022 – Horário: quarta e quinta-feira às 19h – Onde: CRD – Centro de Referência da Dança – Endereço: Praça Ramos de Azevedo – Baixos do Viaduto do Chá, s/n – Centro
Quando: 23 de julho de 2022 – Horário: sábado às 20h Onde: Kasulo – Endereço: Rua Sousa Lima, 300 – Barra Funda
Nenhum comentário on "Centro de Referência da Dança e espaço Kasulo recebem apresentações de “MANOfestAÇÃO” "