Diadema aposta na adoção de novas tecnologias para facilitar atendimento na área da saúde

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Cada uma das 94 equipes de Estratégia Saúde da Família recebeu tablets que possibilitarão as teleconsultas


A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Diadema tem modernizado o atendimento à população, com a adoção de tablets pelas 94 equipes de Estratégia Saúde da Família do município.

O principal objetivo da implantação dos aparelhos na rede é facilitar o acesso às orientações de saúde e/ou ao atendimento a partir das chamadas ‘teleconsultas’. Com isso, cada equipe vai poder acompanhar de perto aqueles pacientes que podem ser beneficiados com esta modalidade de atendimento, por exemplo, uma pessoa com diabetes controlada pode se beneficiar de consultas on-line, melhorando a comunicação entre os profissionais de saúde e os usuários e, por sua vez, agilizando o cuidado.

Os dispositivos foram entregues aos gerentes das 20 Unidades Básicas de Saúde no dia 03 de julho e as equipes estão passando por capacitação específica para manusear o equipamento e potencializar a utilização dos os recursos disponíveis, entre eles, acesso ao prontuário eletrônico, atendimento on-line individual ou coletivo, uso remoto durante as visitas domiciliares e outros.

No último dia 6 de julho, durante a entrega das melhorias na UBS Casa Grande, o prefeito José de Filippi Júnior e a secretária municipal da Saúde, Dra Rejane Calixto, puderam acompanhar o início da primeira teleconsulta feita pela unidade. Na ocasião, Dra Rejane Calixto celebrou a ferramenta. “Temos investido no fortalecimento da Atenção Básica e a incorporação dessas novas tecnologias vai possibilitar atender melhor os munícipes de Diadema”.

Atendida pela enfermeira Daniela Bartolassi, a gestante Vitória Soares Xavier afirma que aprovou a inovação. “Achei muito legal, pois irá facilitar muito as nossas vidas, não precisar se deslocar da sua casa para ter atendimento”.

A enfermeira Daniela concorda e completa. “Fico feliz de participar desse momento muito importante que está acontecendo no SUS de Diadema, que é a implantação do teleconsulta. Acredito que a ferramenta vai ajudar na vida do usuário e na rotina do trabalhador da saúde. Isso facilita na vida da gestante, do acamado, porque às vezes, o paciente tem dificuldade de vir até a UBS procurar atendimento e agora podemos fazer isso pela teleconsulta, alcançando o paciente de uma forma mais prática. É satisfatório saber que a população que precisa do SUS vai encontrar uma ferramenta que na pandemia só estava acessível para quem usava a rede privada”.

Como funciona
A teleconsulta ocorre por meio de uma plataforma online que conecta de um lado o profissional da saúde e do outro lado o usuário. Tanto o microfone como a câmera devem estar ligados e a consulta ocorre normalmente, com o usuário explicando o motivo da procura e fornecendo todas as informações solicitadas.

Ao final da teleconsulta, o profissional de saúde fornecerá as orientações necessárias e, a depender das necessidades, poderá solicitar exames para apoio diagnóstico e até prescrever medicamentos.  

A Coordenadora da Atenção Básica, Maria Luiza Malatesta, lembra que a área trabalha para promover o acesso e o cuidado humanizado aos munícipes e que o uso dos tablets deverá ser mais uma oferta para trazer benefícios tanto para as equipes como para a população. “Com a Pandemia da Covid-19 as unidades básicas muitas vezes têm que redirecionar seu atendimento aos usuários com suspeita de síndrome gripal e esta tecnologia nos possibilita realizar o cuidado à distância de pessoas com comorbidade e assim evitar ambientes que possam trazer algum risco à saúde”.

Programa UBS Nota 10
A implantação dos aparelhos na rotina das equipes faz parte do projeto de renovação da rede de informatização que está contemplada dentro do Programa “UBS Nota 10: Mais acolhedora. Mais acessível. Mais humana” que prevê dez pontos principais de avanços para a Atenção Básica. São eles:

1) Equipe médica completa
2) Abastecimento de remédios e insumos
3) Vigilância patrimonial por videomonitoramento 24h
4) Melhorias do espaço físico e padronização visual
5) Manutenção preventiva
6) Equipe de higiene e limpeza
7) Entrega de novos uniformes aos funcionários
8) Treinamento e sensibilização das equipes para a garantia de um atendimento de qualidade à população
9) Rede de informatização, tanto em equipamentos como em conectividade
10) Implantação de dispositivos que possibilitem a prática de teleatendimento e teleconsulta (até o final de 2022)

E vem mais por aí
Além dos 94 dispositivos já entregues, cada um dos Agentes Comunitários de Saúde receberá (ainda no segundo semestre deste ano) tablets para ajudar na coleta de dados de novos usuários ou atualização dos dados cadastrais dos usuários já acompanhados pelas UBS. Esse processo de trabalho é fundamental tanto para questão de financiamento das equipes, bem como no apoio no planejamento das ações de saúde a partir da identificação das várias condicionantes dos usuários.

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