Texto: Aline Melo – Foto: Igor Andrade (PMD)
Da Redação – Atividade é realizada pelas Coordenadorias de Igualdade Racial de Políticas para as Mulheres em conjunto com a Central Única dos Trabalhadores; ação faz parte da programação das celebrações do Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha
As Coordenadorias de Políticas de Promoção da Igualdade Racial de Diadema (Creppir) e de Políticas Públicas para as Mulheres, em parceria com a Central Única dos Trabalhadores (CUT), realizam no dia 25 de julho a roda de conversa que vai ter como tema “Mulheres Negras no Espaço de Poder”. A atividade, que será realizada no Centro Cultural Vladimir Herzog, no Campanário, faz parte da programação de eventos para celebrar o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha.
Coordenadora do Creppir, Marcia Damaceno explica que a data remete às lutas das mulheres negras brasileiras que estiveram na República Dominicana em 1992 para debater quais seriam as estratégias de continuidade na luta contra o racismo, o machismo e a pobreza. “Este ano celebramos 30 anos desta marcha e ressaltamos que a luta antirracista tem que ser encampada por todos nós, para o desmantelamento do racismo estrutural e institucional”, afirmou.
A roda de conversa será mediada por Marcia e pela coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, Cleone Santos. “Nosso principal objetivo é levar atividades como essas para as periferias, onde as mulheres negras estão em maior situação de vulnerabilidade”, pontuou Cleone. “Temos percebido essa necessidade urgente de dialogar com essas pessoas, criar novas lideranças, apresentar a história das mulheres negras do passado para as do presente, dar a oportunidade para que elas reflitam com a gente sobre a nossa realidade, nossas dificuldades e nossas potencialidades”, completou.
Participam da roda de conversa a secretária de combate ao racismo da CUT e sócia-fundadora da ONG Negra Sim, Rosana Aparecida da Silva; a coordenadora do Fórum de Mulheres Negras do Estado de São Paulo e membra fundadora da Oriashé – Organização de Mulheres Negras, Kika Silva; e a vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de Diadema, Patty Ferreira.
SERVIÇO
Roda de conversa “Mulheres Negras no Espaço de Poder”
Dia 25 de julho, 14h30
Centro Cultural Vladimir Herzog
Rua Eduardo de Matos, 159
Campanário – Diadema
Nenhum comentário on "Mulheres negras no espaço de poder é tema de roda de conversa em Diadema"