Coordenadoria de Diversidade capacita colaboradores da Florestan Fernandes para recepção de alunos trans

78 0

Formação visa reforçar respeito às identidades de gênero e ao nome social das pessoas transgêneras do município; instituição oferta 1.200 vagas em cursos profissionalizantes e pré-inscrições se encerram no dia 10 de julho

Da Redação – Após a megaformatura dos cursos profissionalizantes da Fundação Florestan Fernandes, que reuniu 1.200 pessoas no Clube Mané Garrincha, no dia 1 de julho, a instituição já abriu as inscrições para mais 1.200 novas vagas. Atenta à necessidade de prestar um bom atendimento para todas as pessoas, a Fundação convidou o coordenador de Políticas de Cidadania e Diversidades de Diadema, Robson de Carvalho, para realizar formação com os trabalhadores. O objetivo é reforçar a necessidade de respeito às identidades de gênero e ao uso do nome social. A instituição vem intensificando as formações com objetivo de aprimorar os atendimentos sob perspectivas diversas, como raça e gênero.

A Câmara Municipal de Diadema aprovou, em outubro de 2021, projeto de lei que obriga o município a respeitar o uso do nome social de pessoas transgêneras (que não se identificam com o sexo biológico) e intersexuais (que não desenvolvem características de nenhum dos gêneros e/ou possuem características dos gêneros feminino e masculino) no âmbito da administração municipal, sejam funcionários ou usuários dos serviços. Robson explica que respeitar o nome social das pessoas, mesmo que os documentos ainda não tragam essa informação, além de ser o cumprimento da lei, é preservar a saúde mental das pessoas trans.

“Muitas vezes o funcionário está vendo uma mulher, mas porque o documento traz um nome masculino, o trata de uma forma que com certeza não é como essa pessoa quer ser tratada”, citou. “Na dúvida, sempre pergunte a quem está sendo atendido como essa pessoa quer ser chamada, quer ser tratada”, ensinou o coordenador. Além da conversa com os colaboradores, foi apresentado o webdocumentário “Vidas Trans Importam”, produzido pela Coordenadoria.

O presidente da Fundação Florestan Fernandes, Manoel Eduardo Marinho, o Maninho, afirmou que a inclusão da comunidade LGBTQIA+, bem como o atendimento dos grupos mais excluídos de oportunidades, sempre foi o foco da sua gestão na instituição. “Nesse sentido, a atividade realizada teve como objetivo mais um passo na concretização dessa missão”, concluiu.

INSCRIÇÕES

As pré- inscrições para os 28 cursos profissionalizantes da Fundação Florestan Fernandes podem ser feitas até o dia 10 de julho pelo site www.florestan.org.br. Todas as instruções sobre como proceder para obter a vaga podem ser acessadas pela plataforma.

Total 1 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Coordenadoria de Diversidade capacita colaboradores da Florestan Fernandes para recepção de alunos trans"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *