Após a separação, empreendedora do segmento de panificação, esteve impossibilitada de gerir o próprio trabalho
Santo André – O conhecimento adquirido em 30 anos de experiência no setor de panificação resultaram em uma empresa de consultoria para proprietários e gestores de padarias. Porém, a concretização de um sonho acalentado durante de anos de repente não estava mais nas mãos de Eliane Paladino. No final de um casamento de 20 anos, o marido, que era responsável pela parte administrativa da empresa, mudou senhas e alterou cadastros de tal forma que ela perdeu o acesso a tudo que se referia à gestão da consultoria que ela mesma criara. Foi na Sala do Empreendedor de Santo André que Eliane conseguiu recuperar a gestão do seu negócio e retomar o controle financeiro.
“Quando percebi que tinha perdido o acesso a tudo o que era meu – ele mudou as minhas senhas, inclusive as do banco – me senti muito impotente, muito triste. Esse tipo de comportamento dele, que muito outros homens têm, é uma maneira de ir tomando controle das nossas vidas. Isso vai acontecendo aos poucos. Antes tínhamos só uma conta conjunta, e em 20 anos de relacionamento as coisas foram avançando até que eu não tinha mais controle de nada”, disse. Quando acabou, contou Eliane, ela tinha apenas a sensação de que era uma pessoa incapaz, que não tinha condições de cuidar da própria vida.
A empreendedora recebeu então o conselho de um amigo para que procurasse a Sala do Empreendedor, no Paço Municipal de Santo André. Pegou seus documentos e foi à Sala, que possui atendimento mediante agendamento. “Assim que cheguei fui atendida rapidamente e na mesma hora minha senha já foi trocada e pude retomar o controle da minha empresa. Me senti muito assessorada e acolhida pelos profissionais que me atenderam”, disse.
Contar a sua experiência passou a ser importante para a consultora, que gostaria que sua experiência fosse um estímulo para outras mulheres. “No começo, assim que meu relacionamento acabou, eu não queria falar sobre isso. Mas logo percebi que é importante que outras mulheres saibam que existe uma saída, que elas podem ir atrás de retomar sua independência e que existem pessoas preparadas para ajudar.”
Dona de uma consultoria que atua em uma área ainda pouco conhecida, a de panificação, Eliane conta que agora está com uma energia nova para dar andamento ao seu negócio. Ela está mudando o nome fantasia da empresa, e reformulando sua página na rede social Instagram. “Pouca gente que tem padaria, ou gerencia uma, sabe que existe consultoria para isso, que com ajuda é possível adquirir mais eficiência no atendimento, na produção, obter maiores lucros.”
Eliane dá consultoria na parte da gestão financeira, no cálculo dos custos e lucros em cada produto, na seleção de mão de obras, na diversificação de produtos, entre outros aspectos da gestão da padaria.
“As pessoas que me atenderam na Sala do Empreendedor não sabiam o momento difícil pelo qual eu estava passando, e foram muito atenciosos, resolvendo rapidamente meus problemas. Isso foi muito importante para que eu conseguisse retomar o controle da minha vida”, enfatizou.
Segundo o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato, não são raros os casos em que, não só a equipe da Sala do Empreendedor, mas de todos os serviços prestados pela área, se deparam com pessoas que vivem, no seu dia a dia, dramas de ordem pessoal. Mas um atendimento humanizado, com a troca de informações de maneira atenciosa, têm sido capaz de abrir novos caminhos, novas oportunidades e trazer alívio para quem procura o serviço.
“Isso é muito gratificante, é motivo de muita alegria saber que, ao prestar atendimento ao micro e pequeno empreendedor, ao ajudar quem quer se qualificar e melhorar sua gestão do empreendimento, nossa equipe consegue tocar a vida pessoal das pessoas, resgatar sua auto-estima, seu orgulho, sua vontade de viver e empreender”, comentou Banzato.
A coordenadora da Sala do Empreendedor, Monique dos Santos, e sua equipe, no entanto, têm consciência de que os desafios são muitos para quem é empreendedor, por isso um atendimento humanizado é muito importante. “Eu costumo dizer para a equipe que trabalha comigo, que a gente nunca sabe qual batalha cada uma dessas pessoas está enfrentando, por isso é preciso ter um olhar de atenção e cuidado no momento em que um empreendedor nos procura. A abertura de uma microeempresa, inclusive, tem sido a única opção para muitas pessoas que não estão encontrando oportunidade no mercado de trabalho”, lembrou Monique.
Os números de atendimento da Sala mostram um aumento no número de inscrições municipais realizadas por novos MEIs (Microempreendedores Individuais) nos seis primeiros meses deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado. Foram feitas 1.642 solicitações no primeiro semestre de 2022, contra 1.441 no mesmo período de 2021. “Esses números comprovam uma tendência em nível nacional”, completou.
A Sala do Empreendedor – O atendimento da Sala do Empreendedor acontece de segunda à sexta-feira, das 10h às 16h. É preciso agendar horário pelo site www.santoandre.sp.br (por meio do acesso ao ícone Portal do Empreendedor).
Veja abaixo quais os serviços oferecidos:
• Cadastro fiscal mobiliário (Abertura/Alteração/Encerramento) / Atualmente só é realizada para o próprio MEI, para autônomos e físicos estabelecidos
• Orientações sobre emissão de alvará de funcionamento / Licenciamento / VRE
• Abertura de processos de licença sanitária
• Solicitação / Emissão de certidões municipais
• Orientação de regularização fiscal e tributária
• Informações diversas sobre MEI
• Informações diversas
Texto: Paola Zanei/PMSA – Fotos: Alex Cavanha e Helber Aggio/PMSA
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