SA faz seminário e discute políticas públicas e inserção dos catadores na gestão de resíduos

71 0

Evento também apresentará resultados de uma pesquisa feita pelo Semasa para compreender a vida e o trabalho desses profissionais

Texto: Susi Elena – Fotos: Divulgação/Semasa

Da Redação – Santo André promove na próxima quinta-feira (30) um evento inédito para abordar a importância da participação dos catadores na gestão de resíduos sólidos e formular e discutir políticas públicas a esses profissionais, que, na maioria das vezes, estão em situação de vulnerabilidade social e trabalham em condições precárias.

Trata-se do seminário ‘Um olhar integrado sobre os catadores de materiais recicláveis’, realizado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) no anfiteatro Heleny Guariba, das 8h às 17h, localizado no hall do Teatro Municipal (Praça IV Centenário, s/n – Centro). Serão quatro mesas com a participação de gestores públicos, técnicos, instituições acadêmicas, cooperativas, organizações sociais e o setor empresarial.

O seminário também apresentará os resultados do mapeamento que o Semasa fez, entre o fim de 2021 e o começo de 2022, para compreender a realidade social, o trabalho dos catadores e o cenário atual de coleta e venda de materiais recicláveis. Com o estudo, Santo André pôde levantar o perfil socioeconômico desses trabalhadores, a renda, faixa etária, etnia, sexo, escolaridade, variáveis do trabalho e do sistema de coleta e comercialização de resíduos reaproveitáveis, além de questões relacionadas à saúde, proteção, participação em programas sociais, dentre outros.

“Santo André agora possui um importante instrumento para criar políticas públicas aos catadores, trazer mais dignidade e qualidade de vida e ser um município mais comprometido com as justiças social e ambiental”, afirma o superintendente do Semasa, Gilvan Junior. “O seminário é uma grande oportunidade para ouvir as diferentes opiniões dos participantes, mas também permitir que os gestores e a sociedade em geral criem estratégias e programas que estejam em sintonia com o desafio de beneficiar os catadores com políticas públicas. É um momento de debate e troca de experiências, algo necessário para avançar em diversos projetos”, explica o diretor do Departamento de Resíduos Sólidos do Semasa, Edinilson Ferreira dos Santos. 

Programação – A primeira mesa do evento será ‘O papel dos catadores na estruturação de políticas ambientais e urbanas’. Haverá apresentação do mapeamento realizado com catadores, por meio da empresa Painel Pesquisas e Consultoria, e abordagens com a Universidade de São Paulo e o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis. Em seguida, vem a mesa ‘Inserção dos catadores nas políticas municipais: o estado da arte no Grande ABC’. Representantes dos municípios de São Bernardo, Mauá, Diadema, Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires trocarão experiências sobre o trabalho desses profissionais e a participação deles na gestão de resíduos sólidos. A terceira mesa é ‘Visibilidade aos invisíveis’. Nesta, o seminário valorizará o trabalho das cooperativas e movimentos sociais que atuam em prol dos catadores. Marcarão presença a Pimp my Carroça, a Coopmare (Cooperativa de Catadores Autônomos de Papel, Papelão, Aparas e Materiais Reaproveitáveis) e a Coopercaps (Cooperativa de Trabalho de Coleta Seletiva da Capela do Socorro). A catadora Litz Gouveia, que trabalha há mais de 10 anos pelas ruas de São Paulo, também fará uma apresentação. A última mesa será ‘Possibilidades e contribuições dos diferentes setores para inclusão produtiva e fortalecimento da cadeia de reciclagem’, que abrirá espaço para ouvir o setor empresarial, a cooperativa Cidade Limpa (que atua em Santo André) e as instituições Cempre (Compromisso Empresarial para Reciclagem) e Espaço urbano. Do setor empresarial, participarão as empresas Braskem e Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). As inscrições devem ser realizadas no site do Semasa (www.semasa.sp.gov.br) ou diretamente neste link https://bit.ly/3tYMUYO.

Os interessados podem verificar a programação completa, com horários e nomes dos participantes, no link de inscrição. Haverá entrega de certificado e de um kit feito com materiais recicláveis, uma apresentação musical e disponibilização de bags para o recebimento de resíduos recicláveis. 

Exposição – No hall do Teatro Municipal, o Semasa também promoverá, no dia 30 de junho, a exposição ‘Um olhar integrado sobre os catadores de materiais recicláveis de Santo André’. Serão 12 painéis com resultados da pesquisa executada com esses profissionais, depoimentos de catadores e cooperados, informações sobre a gestão de resíduos sólidos e políticas públicas do município.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "SA faz seminário e discute políticas públicas e inserção dos catadores na gestão de resíduos"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *