O piloto brasileiro e o chefe de equipe da Alpine estão confiantes para a corrida que começa às 11h deste sábado; desfile de pilotos em carros clássicos alegrou a sexta-feira
Da Redação – Véspera da largada para a 90ª edição da 24 Horas de Le Mans, a sexta-feira, 10, não teve atividades dos participantes na pista desta que é a principal prova de resistência do automobilismo mundial. Mas o dia foi cheio de trabalho, e terminou com o desfile de todos os pilotos dos 62 carros inscritos pelo centro da cidade de Le Mans, a bordo de automóveis clássicos. A André Negrão, Matthieu Vaxiviere e Nicolas Lapierre, o trio de pilotos da Alpine Elf Team, coube um Mustang.
Na Alpine, que na Hyperpole surpreendeu a Toyota, sua principal adversária, disputando arduamente a pole position até os minutos finais da classificação, o clima é de entusiasmo para a corrida que começará às 11 horas deste sábado, 11, com a largada na terceira posição do grid. Em entrevista publicada no site oficial das 24 Horas de Le Mans, Phillipe Sinault, chefe da equipe Alpine Elf Team, explicou porquê.
“Durante o Hyperpole, colocamos a Toyota sob pressão. Nosso objetivo é uma corrida sem erros, com alto nível de desempenho. Como na Hyperpole, queremos pressioná-los a cometer erros e não vamos deixá-los escapar. Conhecemos bem nosso carro agora; estamos mais bem preparados do que no ano passado”, disse ele.
Este é o segundo ano da Alpine com o A480 Gibson, um protótipo LMP1 adaptado para correr na classe Hypercar, e é a última temporada do time francês com esse carro, que não é híbrido e tem tanque de combustível menor do que os dois GR010 Hybrid da Toyota, que também têm tração 4×4.
“Vamos à luta!” – A despeito das vantagens dos Toyota, Sinault está convicto de que a competitividade na classe Hypercar em Le Mans será diferente do que se viu em 2021: “Estou muito surpreso com o que a Glickenhaus mostrou na qualificação, pensei que seriam capazes de conquistar a pole position. Eles progrediram incrivelmente e estão mostrando confiabilidade. Na corrida, estarão no jogo. No ano passado, brigamos com eles a noite toda. Este ano, eles entraram no ritmo. Somos realmente cinco para brigar pela vitória”.
André Negrão compartilha o entusiasmo de Sinault: “Fácil obviamente não será. Teremos 24 horas de muito trabalho. Tanto a Toyota quanto a Glickenhaus são adversárias excelentes, com bons carros e bons pilotos, como nós. Então vamos ter de fato uma briga dura na pista, o que deixará o espetáculo ainda mais emocionante e grandioso, particularmente neste ano em que tudo voltou ao normal e temos uma grande festa, com um mar de gente em Le Mans novamente. Vamos à luta!”
A corrida será transmitida na íntegra para assinantes da plataforma de streaming Star+. Trechos da prova serão exibidos pelo canal por assinatura ESPN 4, sintonizado nos canais 73 ou 573/HD por assinantes da Claro e no 594 HD por assinantes da SKY. Com narração de Thiago Alves e comentários de Edgard Mello Filho, a ESPN mostrará a corrida ao vivo no sábado, 11, das 11h às 14h e das 21h30 à meia-noite, e no domingo, 12, das 8 às 11 horas.
Le Mans 2023
Também na sexta-feira, em entrevista coletiva, Pierre Fillon, presidente do Automobile Club de l’Ouest (ACO), organizador do Fia WEC, revelou os planos para 2023, quando as 24 Horas de Le Mans completarão 100 anos de existência. Tom Kristensen, nove vezes vencedor da corrida, foi nomeado embaixador da prova, e acompanhará o troféu único criado para o centenário pela Monnaie de Paris, estatal que cunha as meodas francesas, nos maiores eventos automobilísticos de todo o mundo.
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