CIGABC participa de evento na UFABC sobre dinâmicas territoriais e desigualdades na região

170 0

Evento virtual reuniu pesquisadores da instituição de ensino e gestores públicos das sete cidades

Texto: Rodolfo Albiero (CIGABC)

Da Redação – O Consórcio Intermunicipal Grande ABC participou, nesta quinta-feira (9/6), da apresentação dos resultados da pesquisa Dinâmicas territoriais e desigualdades na Região do Grande ABC, desenvolvida pela Universidade Federal do ABC (UFABC).

O trabalho, coordenado pelo professor Jeroen Klink, levantou informações relacionadas com a atualização do mapeamento de assentamentos precários da região apontados no Diagnóstico Habitacional da Região do Grande ABC, publicado pelo Consórcio ABC em 2016.

O estudo da UFABC também abordou a acessibilidade a oportunidades de emprego e equipamentos de educação e saúde, assim como a insegurança hídrica nos assentamentos precários. Além disso, reuniu índices de acessibilidade a empregos, equipamentos de saúde e educação, revelando a desigualdade de acesso a essas oportunidades em distintas áreas do Grande ABC e entre diferentes grupos populacionais.

Os trabalhos, apresentados por videoconferência, foram conduzidos pelos professores Diego Bogado Tomasiello, Flavia Feitosa, Cláudia Virgínia Souza, Luciana Ferrara, Vanessa Empinotti e Rosana Denaldi, entre outros pesquisadores. O evento virtual reuniu gestores de diferentes áreas da prefeitura, incluindo Habitação, Planejamento, Educação, Gestão de Riscos e Saúde.

Moderadora do encontro, a coordenadora de Programas e Projetos do Consórcio ABC Sandra Malvese destacou a qualidade dos trabalhos apresentados. “É muito importante fortalecer a aproximação com a UFABC. Por meio da união de esforços temos acesso a mais dados para aprimorar políticas públicas, desenvolver projetos de pesquisa e termos referências para a tomada de decisões”, afirmou.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "CIGABC participa de evento na UFABC sobre dinâmicas territoriais e desigualdades na região"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *