Diadema aplica vacina de reforço contra covid-19 para trabalhadores da saúde na segunda-feira

120 0

Já na quarta-feira, cidade libera a quarta dose para pessoas acima de 50 anos, desde que tenha um intervalo de quatro meses após a D3

Da Redação – A partir desta segunda-feira (06/06), os profissionais de saúde da rede municipal de Diadema que completaram o esquema vacinal contra a covid-19 há pelo menos quatro meses já podem receber a segunda dose de Reforço (REF) contra a doença, também conhecida como D4. Os profissionais serão vacinados nos seus postos de trabalho, da mesma maneira como foi feito nas demais fases da campanha. 

Já na quarta-feira (08/06), o município dá início a aplicação da segunda dose de Reforço das pessoas de 50 anos ou mais, desde que respeitado o intervalo de pelo menos quatro meses da última dose, conforme recomendação do Ministério da Saúde (MS), divulgada ontem (02/06) para esta faixa etária.

Para se vacinar, basta comparecer à UBS de referência, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h, e apresentar documento de identidade com foto, caderneta de vacinação e comprovante da terceira dose com, no mínimo, quatro meses de intervalo. Os endereços das Unidades estão em http://www.diadema.sp.gov.br/enderecos/324-contato/ubs.

“Temos acompanhado de perto um ligeiro aumento de casos de covid-19 na cidade e isso nos alerta que a pandemia não acabou e que é fundamental que as pessoas voltem aos postos de saúde para receber a dose de reforço e evitar novos casos. Nós temos as doses disponíveis e os profissionais de saúde estão preparados para vacinar a população de Diadema no menor tempo possível. Contamos que os grupos elegíveis atendam nosso chamado”, disse Dra Rejane Calixto, secretária de Saúde de Diadema.

Quem pode se vacinar 

No momento, as primeiras e segundas doses (D1 e D2) da vacina contra covid-19 estão disponíveis para a população geral de todas as idades acima de cinco anos. As doses adicionais conhecidas como terceiras doses (D3), pode ser aplicado em pessoas a partir de 12 anos, desde que a segunda dose tenha sido há, pelo menos, quatro meses ou 28 dias nos casos de pessoas imunossuprimidas. Já a quarta dose (D4), está liberada para idosos com 60 anos ou mais, gestantes e puérperas acima de 12 anos e adultos imunossuprimidos, que receberam a D3 há pelo menos quatro meses. Na próxima segunda-feira (06/06), a D4 estará liberada para os profissionais da saúde de Diadema que completaram o esquema vacinal contra a covid-19 há pelo menos quatro meses. E na quarta-feira (08/06), o município dá início a aplicação da segunda dose de Reforço das pessoas de 50 anos ou mais, desde que respeitado o intervalo de pelo menos quatro meses da última dose, conforme recomendação do Ministério da Saúde (MS), divulgada ontem (02/06) para esta faixa etária.

Uma outra novidade é a quinta dose, indicada apenas para idosos imunossuprimidos, com 60 anos ou mais, que já tenham tomado a quarta dose a mais de quatro meses, conforme orientação do Ministério da Saúde.

Para se vacinar é preciso apresentar documento de identidade com foto e comprovante de vacinação (no caso das segundas, terceiras, quartas e quintas doses). Aqueles que se tornaram imunossuprimidos devem apresentar laudo, exame ou receita que comprovem a imunossupressão.

Protegidos

Segundo dados do Vacivida atualizados até 25 de maio, Diadema tem 381.022 residentes vacinados, ou seja, 96% da população elegível para vacinação (cinco anos em diante) recebeu ao menos uma dose da vacina. Das 381.022 pessoas que receberam a primeira dose, 360.277 estão com esquema completo, e isto corresponde a uma cobertura de 91% da população-alvo. Diadema também já realizou a aplicação de 210.668 terceiras doses e 28.692 quartas doses.  

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Diadema aplica vacina de reforço contra covid-19 para trabalhadores da saúde na segunda-feira"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *