Gatinha abandonada é resgatada pelo Centro de Controle de Zoonoses de Diadema

70 0

Situação excepcional vivenciada pelos profissionais do serviço é reflexo do abandono de animais, crime previsto com pena de dois a cinco anos de reclusão

Da Redação – A equipe de agentes de controle de zoonoses do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Diadema vivenciou uma situação excepcional nesta quarta-feira (11/05): o resgate de uma gatinha de aproximadamente 50 dias, abandonada e que caiu em um bueiro próximo ao serviço, localizado no Jardim Inamar.

Quando a informação sobre um miado vindo do bueiro chegou ao conhecimento do CCZ, a equipe foi prontamente verificar. “Não somos uma equipe de resgate, mas como os funcionários lidam a muitos anos com diversas situações, estamos sim preparados para atuar da melhor forma, em casos excepcionais como este”, explicou a médica veterinária e coordenadora do CCZ Diadema, Nanci do Carmo. Para resgate de animais, a orientação é solicitar auxílio ao Corpo de Bombeiros (193).

“Foi trabalhoso, mas com a equipe preparada e pronta para agir com cuidado, conseguimos resgatar o filhote que estava no fundo do bueiro. É uma femeazinha linda, ela estava muito suja de esgoto, com pulgas e fome”, relatou Nanci. Após banho e alimentação, a gatinha recebeu o nome de Ritinha, uma variação meiga de ratinha – que faz referência ao estado em que ela foi encontrada: muito suja e assustada. Ela estará disponível para adoção após castração.

“Salvar a vida de um animal é sempre muito gratificante. Sabíamos que havia um gatinho dentro daquele bueiro, demoramos para conseguir acessar o local e capturar, mas não descansamos enquanto não o pegamos, pois sabíamos que ele não resistiria àquela situação devido a sua idade, tamanho e riscos do local. Infelizmente o abandono é comum.”, afirma a veterinária.  Nesta semana, outra situação parecida ocorreu. “Foi um cão, mas não deu tempo de pegar e ele saiu correndo atrás do carro que o abandonou. Abandono é crime e também é cruel”, ressalta.

Crime

Animais não são descartáveis e abandoná-los é crime, segundo a nova Lei Federal nº 14.064/20, que altera a Lei nº 9.605/1998, aumentando a pena de detenção para até cinco anos para crimes de maus-tratos a cães e gatos.

Para denúncia de abandono, maus tratos aos animais e canis clandestinos, a população pode entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Urbanos de Diadema no email (meioambiente@diadema.sp.gov.br). A denúncia é registrada e encaminhada ao Serviço de Fiscalização Ambiental para posterior averiguação.

O CCZ é um serviço de saúde humana, por isso não recolhe animais e nem aceita entregas de animais. “Sempre orientamos que a pessoa divulgue seus animais em sites próprios de adoção, em redes sociais e procure por ONGs de proteção animal”, esclareceu Nanci.

Posse responsável

O CCZ Diadema realiza rotineiramente orientação e estímulo à posse responsável, já que o tutor precisa estar ciente de que um animal, como cão ou gato, tem estimativa de vida média que pode variar entre 15 e 20 anos e, durante esse período, vai demandar recursos financeiros, tempo, cuidado e carinho.

Quem deseja adotar um cão ou gato pode ir até o CCZ para conhecer pessoalmente os animais disponíveis. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. O site “Adote Amor” também é uma opção para conhecer o pet antes de se dirigir ao serviço. A feira virtual faz parte das políticas públicas da Prefeitura de Diadema em prol do bem-estar e proteção animal e é resultado do trabalho conjunto das Secretarias Municipais da Saúde, por meio do CCZ, e do Meio Ambiente, além do Conselho Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal (CONPBEA).

Serviço: Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Diadema – Local: Rua Ipoá, 131 – Inamar. Tel.: 0800 77 10 963. Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. E-mail: adoteamor@diadema.sp.gov.br Site: http://adoteamor.diadema.sp.gov.br/

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Gatinha abandonada é resgatada pelo Centro de Controle de Zoonoses de Diadema"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *