Ações serão realizadas de 16 a 20 de maio no Paço Municipal e nos Cras da cidade
Texto: Daniele Vieira – Foto: Angelo Baima/PMSA
Da Redação – A Secretaria de Cidadania e Assistência Social de Santo André, em parceria com a Escola de Ouro Andreense, irá promover ações alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual contra Crianças e Adolescentes, que ocorre no dia 18 de maio. As atividades lúdicas e as palestras informativas serão realizadas de 16 a 20 de maio.
“São atividades muito importantes para a cidade, principalmente neste momento de pandemia que atravessamos, onde percebemos um aumento muito significativo na incidência destas situações. Então é importante que os munícipes tenham este conhecimento, além desta discussão do tema com os agentes da rede que atendem este público, para buscar a garantia de direitos das nossas crianças e adolescentes”, destaca o secretário de Cidadania e Assistência Social, Marcelo Delsir.
A programação terá início na próxima segunda-feira (16), com a palestra “Panorama da violência sexual contra crianças e adolescentes no Estado de São Paulo, pós-pandemia”. Na terça-feira (17) os munícipes poderão conferir a palestra “SINAN – Sistema de Informação de Agravos de Notificação: Panorama da Violência Sexual no município de Santo André”.
Na quinta-feira (19) o tema será “Aspectos jurídicos da exploração sexual infantil”, e na sexta-feira (20) o tema da palestra será “O fenômeno da violência, em especial da violência sexual no desenvolvimento de crianças e adolescentes”.
Todas as palestras serão ministradas no Paço Municipal, entre 9h e 11h30, no Salão Burle Marx. As vagas são limitadas e o acesso somente será autorizado para as pessoas devidamente inscritas no site www.escoladeouro.com.br. Todos os inscritos receberão certificados de participação.
Caminhada – A programação inclui ainda a 1ª caminhada de Prevenção a Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, que será realizada na quarta-feira (18). A iniciativa organizada pelos Cras (Centros de Referência de Assistência Social), em conjunto com as entidades sociais que realizam os serviços de convivência e fortalecimento de vínculos no município, envolverá aproximadamente 450 crianças e adolescentes, com participação das famílias e moradores dos territórios de abrangência dos serviços.
A proposta é dar a voz às crianças e adolescentes, protagonizando o direito a uma infância e crescimento sem violências, que com barulho de apitos e distribuição de frases estimulando a denúncia no Disque 100, ainda que anônima, mostrarão que é possível fazer a diferença e prevenir violências em geral.
O dia 18 de maio traz a possibilidade de dar visibilidade e a devida importância à proteção social de crianças e adolescentes e neste caso, nada melhor do que o próprio protagonista de sua história levantar sua voz para seus direitos.
Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual contra Crianças e Adolescentes – A data foi instituída em 2000 pelo projeto de lei 9970/00. A escolha se deve ao assassinato de Araceli, uma menina de oito anos que foi drogada e morta por jovens de classe média alta, no dia 18 de maio de 1973, em Vitória (ES). Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje permanece impune.
Nenhum comentário on "SA inicia atividades da Semana de Combate ao Abuso Sexual contra Crianças e Adolescentes"