Palestra no estande do SAS Plataforma de Educação na Bett Brasil 2022 debate o papel das escolas nos cuidados e acolhimento emocional de alunos e também de professores
São Paulo – Ao longo dos quatro dias da maior feira de educação e tecnologia da América Latina, Bett Brasil 2022, o SAS Plataforma de Educação está promovendo debates e palestras em seu próprio estande, trazendo seus especialistas e convidados para se aprofundarem nos principais temas que cercam a educação na atualidade. O tema destaque de sua programação foi abordado nessa quarta-feira, 11/05, na palestra “Saúde mental no pós pandemia: um bate-papo sobre habilidades e desafios necessários na realidade atual”.
O Professor do SAS, Ademar Celedônio, junto à Professora e Psicóloga Dra. Tatiana Tostes comentaram sobre o atual momento vivido pelos alunos e professores do ensino básico no pós pandemia e os impactos disso na educação. “A educação de qualidade é inquestionavelmente importante e, para que ela aconteça, os professores precisam ser orientados. Me deixa muito emocionada saber que uma Plataforma de Educação como o SAS tem essa preocupação, porque essa é uma temática que não pode ser negligenciada. Tenho recebido em meu consultório adolescentes ainda bastante impactados, muitos com dificuldade de retomar às rotinas de estudo ou mesmo de voltar para a escola. E, neste momento, o ambiente escolar pode ser tanto um viabilizador de saúde mental, quanto um potencializador de adoecimento, se não houver o cuidado necessário”, enfatiza a Dra. Tostes.
Em complemento, o Professor Ademar pontua que “é fundamental focarmos em preparar o ambiente escolar de maneira adequada e, para isso, é preciso termos como base três principais pilares: o acolhimento dos alunos e, também, dos professores e famílias – estamos priorizando as crianças e jovens, mas não podemos deixar de olhar com muito cuidado e atenção para quem irá de fato acolhe-los no dia a dia -, na nova forma de estudar após dois anos de distanciamento social; o desenvolvimento de habilidades cognitivas em conjunto com habilidades socioemocionais; e fazer com que o ato de estudar seja significativo, considerando que os jovens perderam o hábito de conviver e interagir e se habituaram a se relacionar por meio da tecnologia e ambientes digitais”.
A programação no estande do SAS Plataforma de Educação vai até o dia 13 de maio. Para conferir a grade de debates e palestras, acesse: www.plataforma.saseducacao.com.br/sas-na-bett.
Nenhum comentário on "Saúde mental e a responsabilidade no ambiente escolar"