* Caio Bruno – Faltando pouco menos de 5 meses para o primeiro turno da eleição que vai definir o novo presidente, os novos governadores e parlamentares estaduais e federais o planejamento e a linguagem de comunicação passam da fase de ajustes e teorias para a prática.
Ou ao menos deveria. Pegando como exemplo o pleito presidencial, vemos que a polarização das pesquisas entre o ex-presidente Lula (PT) e o atual mandatário Jair Bolsonaro (PL) também se reflete na comunicação. Só que ao contrário das intenções de voto quem está na frente nesse caso é o ex-capitão do Exército.
Apesar da base, da estética e do discurso continuarem estruturalmente iguais com ataques e proliferação de notícias duvidosas, o presidente de uns tempos pra cá reformulou e profissionalizou suas redes sociais focando menos em polêmicas e mais nas realizações de seu governo. Está entregando resultados. Prestando contas. Além disso, amenizou sua imagem levemente com tiradas humoradas e interações inusitadas.
Já do lado petista há certa dificuldade de padronização do discurso. Enquanto os arroubos verbais de Lula o indispõe e amplificam setores que já são resistentes a ele, seu discurso focado nas realizações de seu governo traz nostalgia e atiça lembranças positivas, mas até que ponto isso é positivo? Vai chegar uma hora que a população vai querer saber do que será feito e não do que já foi realizado. Além disso, o ex-presidente tenta imprimir um clima de união, pacificação e defesa da democracia em sua campanha de forma leve e no estilo “paz e amor”. Mesmo que – repito – suas falas às vezes digam o contrário.
Apesar de percalços, Lula e Bolsonaro estão com a comunicação mais azeitada, necessitando de poucos ajustes. Ao contrário de Ciro Gomes (PDT) e todo o pelotão autointitulado de terceira via. A esses, além da aparente falta de votos há completa falha de leitura estratégica. Se em média 75% das pessoas já optaram por um ou pelo outro que lideram as pesquisas qual a vantagem de sair atirando neles sem apresentar um caminho realmente factível e que atinja os corações e mentes do eleitorado?
* Caio Bruno é especialista em Marketing Político. Contato: caio.cbruno@gmail.com
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