Da Redação – O Projeto de Lei do Vereador Professor Jander, que garante a eleição direta dos diretores das escolas municipais de São Caetano do Sul, vai a plenário para votação em breve. Quando o Professor Jander apresentou seu projeto na Câmara foi a solução que ele encontrou, depois de diversas reclamações, além de protestos e abaixo-assinados da população após a troca de diversos diretores.
Jander destaca que o assunto já era tratado pelo MEC desde 2005, cujos documentos informavam que essa modalidade era a mais democrática e que há indicadores que mostram que escolas em que os diretores são eleitos pela comunidade são mais bem-sucedidas em desenvolver a participação da família nas atividades escolares, incluindo a APM ou Conselho Escolar, por exemplo.
O Senado já estuda essa situação. O Projeto 5682 de 2019 determina que os gestores escolares sejam escolhidos por metodologia híbrida, que envolva consulta à comunidade escolar, e adoção de critérios de mérito e desempenho.
“O meu projeto está em consonância com o do Senado, já que a comunidade escolar deve formar uma lista tríplice para o cargo de diretor de escola, a ser encaminhada ao Prefeito Municipal, para sua escola definitiva”, finaliza Jander.
Nenhum comentário on "Projeto de Jander defende eleições diretas para diretores das escolas de São Caetano do Sul"