Da Redação – A voz é uma das mais importantes ferramentas de comunicação do ser humano e, mesmo assim, algumas doenças podem comprometer o seu uso. Laringites, disfonias, lesões das cordas vocais, refluxo gastroesofágico, doenças respiratórias e tireoidianas ou até mesmo câncer de laringe estão entre elas.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de laringe é um dos mais comuns entre os que atingem a região da cabeça e pescoço, representando cerca de 25% dos tumores malignos que atingem essa área e 2% de todas as doenças malignas. Ao todo, estima-se que sejam diagnosticados mais de 7 mil novos casos por ano no Brasil.
Sintomas como falha da voz, dor ou cansaço para falar e engolir e rouquidão podem indicar um problema na laringe. Portanto, a recomendação dos especialistas é procurar um otorrinolaringologista, que poderá identificar e diagnosticar possíveis problemas por meio de exames vídeo-endoscópicos.
Fazer check-up, beber muita água, não fumar, evitar ambientes poluídos e reduzir o consumo de bebidas alcoólicas, gorduras e alimentos muito condimentados estão entre os principais cuidados preventivos para doenças que afetam as cordas vocais.
Para saber mais sobre o tema, especialistas da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo estão disponíveis para entrevistas.
Nenhum comentário on "Dia Mundial da Voz (16) na Rede de Hospitais São Camilo"