CRISE MORAL…

Em nota, ABIA repudia Bolsonaro por disseminar a ignorância com falsa associação entre AIDS e vacina contra a Covid-19Palavra de Internauta

Mestre

CRISE MORAL….
A grave crise política atual expressa uma profunda crise moral, com as danosas conseqüências decorrentes disso: é a crise da representatividade e da legitimidade, que evidencia a debilidade das instituições, quase todas deficientes ou mesmo destituídas daquilo para as quais foram constituídas, pois a democracia foi erigida como sistema para garantir acima de tudo a ordem e a paz social. Se ambas estão comprometidas, a própria democracia corre o risco de se degenerar, a exemplo do que já ocorreu no passado, em demagogia, abrindo campo para os piores totalitarismos. Se a democracia deve garantir o direito às liberdades individuais e os demais direitos da pessoa humana, tais direitos só serão garantidos com o cumprimento da lei. O papa Pio XII lembrou em sua mensagem radiofônica de Natal, em 1944, que somente com bases morais sólidas a democracia pode se sustentar, por isso se referia ao que ele chamou de “democracia sadia”. O que o PT conseguiu nesses trinta anos foi afundar as bases morais da democracia, e daí a crise em que nos encontramos. As manifestações do dia 15 de março [que reuniu mais de dois milhões nas ruas de todo o País], Mostra nos algo: “Morreu a “Nova República!” Com isso nem mesmo os que dizem ter tanto lutado pela “redemocratização”, não estão entendendo bem o que exatamente está acontecendo. Mas as multidões vão às ruas manifestar sua indignação pelo que esses tais que dizem ter lutado tanto pela redemocratização, fizeram com a democracia, aviltando-a e aviltando assim a própria nação brasileira. O povo vai às ruas e age como o coro nas tragédias gregas, a incomodar os atores principais com a verdade, a dizer que a realidade pesa, lembrando a eles que a realidade pesa demais. É como Édipo em busca do culpado, e descobre com horror que é ele mesmo aquele a quem procurava.
A propósito o chefe do mensalão/petrolão continua sendo muito blindado pela imprensa e pelos órgãos aparelhados do Estado e da sociedade, e que continua agindo encarnando Macunaíma com nunca antes outro na história do Brasil.

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.