Semasa cria projeto para monitorar geração de resíduos e ampliar reciclagem em condomínios

67 0

Iniciativa promove atividades de educação ambiental e assegura o correto manejo de resíduos pelos moradores

Texto: Susi Elena – Fotos: Divulgação/Semasa

Da Redação – Promover atividades de sensibilização e educação ambiental, diminuir a geração de resíduos e ampliar a coleta seletiva são uma das principais ações para aprimorar a gestão de resíduos sólidos. Visando esses objetivos, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) desenvolveu o ‘GIRS Condominial – Gestão Integrada de Resíduos Sólidos e Educação Ambiental’. A iniciativa é realizada em habitações que são de interesse social, ou seja, voltadas à população de baixa renda.

O projeto conta com um conjunto de ações para diagnosticar problemas ambientais relacionados à geração de resíduos, mapear a quantidade de materiais, promover atividades de educação ambiental, aperfeiçoar a coleta seletiva, desenvolver iniciativas sustentáveis e monitorar o gerenciamento de resíduos sólidos em condomínios residenciais.

O primeiro local a receber a iniciativa é o Conjunto Habitacional Jardim Cristiane, localizado na rua Romênia, no bairro Jardim Cristiane. Os moradores já puderam participar de uma palestra sobre a gestão de resíduos sólidos e tirar dúvidas. O Semasa também implantou no local o Programa Meu Condomínio Recicla, que promove a instalação de equipamentos com estrutura metálica e saco de ráfia para que a população possa fazer o descarte correto de recicláveis. Mais de 300 condomínios andreenses aderiram à iniciativa. Síndicos interessados podem mandar mensagem para o e-mail coletacondominio@semasa.sp.gov.br ou pelo  WhatsApp 4433-9083 para participarem do programa.

O próximo passo é criar uma horta vertical no Conjunto Habitacional Jardim Cristiane e depois disponibilizar composteiras para que os moradores possam transformar restos de alimentos em adubo. Cerca de 40 famílias são beneficiadas. “Essas ações são muito importantes para a preservação do meio ambiente e a operação do aterro, que ainda recebe muitos resíduos que poderiam ser reaproveitados”, comenta a síndica Delânia Ângelo de Menezes, 50.

A ação é realizada em parceria com a Emhap (Empresa Municipal de Habitação Popular) e o MDDF (Movimento de Defesa dos Moradores de Núcleos Habitacionais de Santo André).

O segundo local a ser beneficiado pelo GIRS Condominial é o condomínio CDHU Jardim Ipanema, localizado nas ruas Aluísio de Castro e Damasco, no Jardim Ipanema. 260 famílias estão participando de um diagnóstico que visa compreender o comportamento dos munícipes na geração de resíduos, problemas ambientais, dentre outros. Além disso, o Semasa realiza o monitoramento da coleta de resíduos para verificar a quantidade de geração de materiais, a adesão ou não à coleta seletiva e outros problemas relacionados aos resíduos descartados.

Após, a autarquia apresentará o resultado do diagnóstico junto aos moradores, discutirá a realização e implantação de ações sustentáveis e de atividades de mobilização e formação, como oficina de horta, compostagem, educação ambiental, entre outros.  No Jardim Ipanema, a ação ocorre em parceria com a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo) e o local também já foi beneficiado com o Programa Meu Condomínio Recicla.

Habitações de interesse social que têm interesse em conhecer o GIRS Condominial podem entrar em contato pelo número 4433-9090.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Semasa cria projeto para monitorar geração de resíduos e ampliar reciclagem em condomínios"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *