Paciente de centro psicossocial dá nome a equipamento público em Santo André

140 0

Da Redação – De autoria da vereadora Dra. Ana Veterinária (DEM), o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (CAPs) de Santo André, localizado no centro da cidade e popularmente conhecido como CAPs Venezuela, passa a se chamar CAPS AD III – Santo André: Bárbara da Silva Santos. O projeto de lei, aprovado pela Câmara de vereadores, é uma homenagem à mulher que, entre idas e vindas do CAPs, ajudou outras pessoas a se tornarem usuárias do serviço.

Bárbara passou a circular pelas unidades de acolhimento a partir dos nove anos de idade. Foram passagens pelos Serviços de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (SAICAS), CAPS AD e da República Terapêutica Adulta. Os motivos variam de maus tratos, violência e dependência química. Ela faleceu em 2019, vítima de um câncer de estômago.

“Neste mês da mulher, aprovar este projeto de lei é mais que especial, até porque, a Bárbara sempre auxiliou, ajudou, era uma amiga de outros pacientes, sempre pensando no próximo”, disse a vereadora.

Estrutura

O CAPs atende casos de transtornos mentais graves ou por uso prejudicial de drogas, seja em momentos de crise ou que necessitam de cuidado psicossocial longitudinal. É um serviço de extrema importância para a saúde humana, um trabalho complexo e que salva dezenas de vidas.

Suas instalações contam com áreas administrativas, salas de acolhimento, espaço de convivência, setores de enfermagem, dormitórios, e sala de oficina terapêutica.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Paciente de centro psicossocial dá nome a equipamento público em Santo André"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *