Ação envolve 150 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade atendidos por entidades assistenciais
Texto: Natália Fernandes – Fotos: Omar Matsumoto/PMSBC
Da Redação – Em mais um indicativo de superação da pandemia causada pela Covid-19, a Prefeitura de São Bernardo retoma o Projeto Solidariedade em Ação, que visa a manutenção da orquestra mirim do município. A ação, concretizada a partir de parceria entre o Fundo Social de Solidariedade e a Secretaria de Cultura e Juventude, beneficia 150 crianças e adolescentes com idade entre 7 e 17 anos em atendimento nas entidades assistenciais da cidade mediante investimento de R$ 150 mil.
A aula inaugural do projeto foi realizada na manhã desta quinta-feira (24/3) na Instituição Assistencial Irmão Palminha e contou com a participação de 20 crianças e jovens atendidos pela entidade. Na oportunidade, os alunos tiveram introdução ao mundo musical das cordas friccionadas, com violinos, violas, violoncelos e contrabaixo, sob coordenação do professor Fernando Mathias.
A cerimônia foi acompanhada pela presidente do Fundo Social de Solidariedade de São Bernardo, Márcia Morando, pela primeira-dama e deputada estadual, Carla Morando, e pela secretária de Cultura e Juventude de São Bernardo, Lígia Ramos. “É uma felicidade poder retomar esse importante projeto, iniciativa da Carla Morando quando presidia o Fundo, uma parceria importante e que certamente fará a diferença na vida dessas crianças”, destaca Márcia Morando.
“Fico feliz em ver que estamos trabalhando para desenvolver ações capazes de mudar a vida dessas pessoas. Porque eu acredito que a música tem esse poder. É um sonho antigo que está se concretizando”, ressalta Carla Morando. Secretária de Cultura e Juventude, Lígia Ramos complementa dizendo que “as oficinas são uma forma de proporcionar oportunidade a essas crianças e jovens que hoje se encontram em situação de vulnerabilidade”.
Além da Instituição Assistencial Irmão Palminha, o projeto também atende crianças e jovens assistidos nas entidades Núcleo de Apoio ao Pequeno Cidadão (flautas doce e clarinetes), Projeto Caridade (trompetes, trombones, eufônios e tuba), Instituto Cativar (bumbos, caixas de samba, ganzá-chocalho, repinique e tamborim) e Lar Escola Jêsue Franz (vozes infantis).
INVESTIMENTO – Para a execução do projeto, o Fundo Social de Solidariedade vem investindo desde 2019 em equipamentos. Foram adquiridos instrumentos de percussão e de cordas e, além disso, na contratação de professores especialistas, com uma carga horária total de 975 horas aula.
Nenhum comentário on "São Bernardo retoma projeto para formação da orquestra mirim municipal"