Diadema ganha mais uma ferramenta de combate ao racismo e ao preconceito

92 0

Da Redação – O Plano Municipal Decenal de Promoção da Igualdade Racial de Diadema, lançado em ato realizado na segunda-feira (21), é mais um instrumento para garantir o aprimoramento e a efetivação das ações e leis destinadas a enfrentar a discriminação e acabar com o racismo.

O Plano Decenal é uma espécie de bíblia política e vai servir para as pessoas não se esquecerem dele”, disse Márcia Damaceno, responsável pela CREPPIR – Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.

Ela comentou que, em razão da forte organização dos movimentos negros na cidade, Diadema já desenvolve inúmeras políticas públicas de combate à desigualdade racial e ao racismo estrutural, mas é preciso avançar ainda mais.

O Plano foi elaborado a partir das demandas dos movimentos negros, principalmente do Fórum de Promoção da Igualdade Racial Benedita da Silva. São dezenas de propostas relacionadas no Plano Decenal, entre elas a criação de comitê técnico para acompanhar a saúde da população negra, a efetivação da cultura negra e indígena no currículo escolar e implantação de cursos de afroempreendedorismo para capacitação das mulheres negras.

“O Plano envolve todas as secretarias da Prefeitura e nossa tarefa à frente da Coordenadoria será a de fazer o acompanhamento para garantir a implementação e execução de todas as ações e políticas nele relacionadas”, concluiu.

Acabar com o racismo estrutural

A cerimônia de lançamento contou com a presença da professora e ativista Matilde Ribeiro, a primeira ministra-chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, criada pelo governo federal em 2003. Ela destacou que Diadema é uma das poucas cidades do país a ter um Plano Decenal de Promoção da Igualdade Racial. “Vocês estão de parabéns, pois só assim haveremos de acabar com o racismo estrutural da sociedade brasileira”, afirmou.

O prefeito José de Filippi Júnior lembrou que seus mandatos sempre desenvolveram ações de prevenção e de proteção às populações vulneráveis. “O Plano Decenal é mais uma ferramenta de combate ao racismo e a todas as formas de discriminação e preconceito”, concluiu.

Total 1 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Diadema ganha mais uma ferramenta de combate ao racismo e ao preconceito"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *