Texto: Renata Nascimento – Fotos: Igor Andrade (PMD)
Da Redação – Nesta terça-feira (22/02), Diadema atingiu a marca de 27. 950 vacinas contra covid-19 aplicadas em crianças com idade entre cinco e 11 anos. O município possui 44.062 crianças nesta faixa etária e o número representa 63,43% de primeiras doses aplicadas neste público.
A segunda dose para as crianças entre seis e 11 anos que receberam o imunizante da Coronavac começou a ser aplicada em 18 de fevereiro e 2.042 pequenos já completaram o esquema vacinal na cidade. Aqueles que receberam o imunizante da Pfizer pediátrica devem aguardar intervalo de oito semanas entre as doses.
A busca ativa das crianças a serem vacinadas nas escolas, a exigência do passaporte da vacina para adentrar a estabelecimentos e locais de uso coletivo públicos e privados, a realização de Dias D de Vacinação, horário estendido para aplicação de doses em algumas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e a volta às aulas de forma escalonada são algumas medidas adotadas pela Prefeitura para aumentar a cobertura vacinal e proteger as crianças contra a covid-19. Porém, mesmo com a ampliação da cobertura vacinal, é preciso manter as recomendações sanitárias de uso de máscara, higiene das mãos e não fazer aglomerações.
A aplicação das doses continua disponível em todas as UBSs, das 8h30 às 16h. As Unidades Centro, Serraria, Paineiras e Promissão funcionam até as 18h. Confira a lista de endereços das UBSs em http://www.diadema.sp.gov.br/saude/26592-conheca-os-locais-de-vacinacao-para-covid-19.
Documentos necessários
As crianças devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis e apresentar Cadastro de Pessoa Física (CPF), documento pessoal com foto ou certidão de nascimento, Caderneta de Vacinação de rotina e comprovante de endereço de Diadema no nome do responsável. Para crianças com comorbidades, é necessária documentação que comprove a condição clínica, como exames, laudos, receitas, relatórios ou prescrição médica. Para receber a segunda dose, além desses documentos, é preciso levar o comprovante da primeira dose.
Para agilizar a vacinação com a primeira dose, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) recomenda que seja feito o pré-cadastro no site Vacina Já (www.vacinaja.sp.gov.br).
Nenhum comentário on "Diadema vacina contra covid-19 mais de 27 mil crianças entre 5 e 11 anos"