Da Redação – Desde o início da pandemia de covid, em 2020, o número de famílias em níveis cada vez mais altos de vulnerabilidade social vêm aumentando em toda a região do ABCD. Pessoas que nem estavam acostumadas a precisar de assistência e benefícios, mas que se vêm acossadas pelo desemprego e toda a crise gerada pelo caos sanitário e ainda têm dificuldade em entender como funcionam os programas do governo. Sem contar os que ainda tentam equilibrar um trabalho precário com o cuidado com os seus e não podem passar longas horas em filas de atendimento em plena semana.
Para atender as necessidades dessas famílias, a Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Diadema promoveu ao longo de todo o mês de fevereiro um mutirão do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) nas regiões do Eldorado, Canhema, Centro e Casa Grande.
“O cadastro serve para reunir informações socioeconômicas das pessoas mais vulneráveis,” explicou a secretária em exercício de Assistência Social e Cidadania, Zuleica Maria da Silva. “São essas informações que permitem às instâncias governamentais selecionar as famílias mais indicadas a cada um dos serviços, benefícios e programas sociais. Com o advento da pandemia, as famílias em situação de vulnerabilidade social que sofreram o maior impacto passaram a buscar alternativas, e temos percebido um aumento na procura para a inscrição no cadastro.”
Porta de entrada
Atualmente o Cadastro Único serve de “porta de entrada” para mais de 20 programas em nível nacional e municipal de Diadema: O Programa Auxilio Brasil, BPC, Tarifa Social de Energia Elétrica, Contribuição Previdenciária de Dona de Casa, Carteira do Idoso, ID Jovem, Isenção de Taxa de inscrição para Concurso Público, ENEM, Casa Verde e Amarela, Telefone Popular, Serviços Assistenciais, programas estaduais da Bolsa do Povo e em âmbito municipal o Programa Bolsa Transporte.
O mutirão ocorreu nos dias 22 e 29 de janeiro e 05 e 12 de fevereiro, convocando 1467 famílias que já tinham feito o agendamento. 764 famílias atenderam ao chamado e compareceram. As demais poderão realizar seu cadastro em datas escolhidas.
“Esta ação foi de extrema relevância e teve impacto positivo na redução do tempo de espera às famílias que precisam realizar ações referentes ao cadastro único, uma vez que mais da metade das famílias em lista de espera foram atendidas de uma vez. A Secretaria de Assistência Social e Cidadania segue com o compromisso de dar sequencia as ações que atendam esta necessidade da população,” concluiu a secretária.
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