Rede Cultural Beija-Flor auxilia no desenvolvimento do estilo de vida saudável através de cursos de gastronomia e nutrição, impactando, também, na economia e saúde pública da região
Da Redação – Buscando auxiliar no desenvolvimento e capacitação de jovens da comunidade de Eldorado, em Diadema, na área da saúde e gastronomia, a ONG Rede Cultural Beija-Flor desenvolveu o projeto Nutri-Ação – Programa de Educação Alimentar e Nutricional.
Visando despertar o interesse de pessoas em estado de vulnerabilidade social na região pela área, o projeto busca conscientizar para boas práticas alimentares na comunidade, auxiliando no desenvolvimento de um estilo de vida mais saudável, além de um maior aproveitamento de alimentos, influenciando, também, questões econômicas e de saúde pública.
Após identificar na comunidade uma alta tendência de precariedade alimentar na comunidade Sítio Joaninha, a ONG inseriu em seu escopo de trabalho o projeto de educação alimentar e nutricional, incluindo a cozinha-escola, onde são realizadas aulas de culinária saudável, ensino e incentivo de escolhas e preparos e aplicações mais conscientes.
Muitas famílias sem condições financeiras acabam optando pelo consumo de alimentos recolhidos no descarte de feirantes, assim, dentro do programa, os participantes têm a oportunidade de aprender sobre como higienizar e aproveitar os alimentos de maneira geral, ou seja, aproveitando todas as partes da comida, como as cascas e raízes.
“O objetivo do trabalho de educação alimentar e nutricional é ensinar e incentivar os participantes a realizarem escolhas, preparos e consumos mais saudáveis e conscientes, tornando-os multiplicadores desta boa prática em suas casas e demais meios de socialização, por meio de conteúdos teóricos, orientações e de práticas culinárias criativas e sustentáveis”, explica Regiane Alves, nutricionista do Programa Nutri-Ação.
Ainda na orientação nutricional, o programa busca trazer reflexões sobre hábitos e consumos relacionados à saúde e bem estar no geral. Segundo a especialista, é importante que os participantes tenham essa noção sobre a sua rotina alimentar e nutricional.
Além disso, o projeto também incentiva na compostagem, um método que utiliza resíduos de alimentos in natura, transformando-os em adubo, que pode ser utilizado na plantação dos próprios alimentos. Essas práticas auxiliam não só em uma vida mais saudável, como também afeta diretamente o sistema público de saúde, pois pessoas mais saudáveis possuem menos chances de desenvolverem doenças, o que, inclusive, auxilia em cenários pandêmicos, como o que vivenciamos, reduzindo a superlotação de postos de saúdes e hospitais públicos.
Outro setor que é diretamente influenciado é o econômico, pois o aproveitamento de alimentos incentiva os jovens a terem ciência de seus consumos, evitando desperdícios e aprendendo a gerir melhor quantidades e ingredientes.
Sobre a Rede Cultural Beija-Flor
A Rede Cultural Beija-Flor, uma Organização Não-Governamental que atua há 28 anos na cidade de Diadema, na Grande São Paulo, ajuda crianças e jovens, com idades entre 6 e 24 anos, em situação de risco ou vulnerabilidade social. A organização busca, por meio de ações voltadas para as áreas da assistência e promoção social, educação, cultura, esporte, educação socioemocional, nutrição e gastronomia, inclusão digital, orientação vocacional e orientação profissional, promover o desenvolvimento pessoal e profissional dos usuários.
Nenhum comentário on "ONG cria Nutri-Ação para conscientização de boas práticas alimentares na comunidade"