Crianças de 5 anos sem comorbidades já podem se vacinar contra Covid hoje (25)

51 0

Imunizantes contra Covid-19 estarão disponíveis nas 20 UBSs da cidade

Texto: Tatiana Ferreira (PMD)

Da Redação – A vacinação contra a Covid-19 para o público infantil em Diadema segue avançando e, a partir desta terça-feira (25), será a vez das crianças de 5 anos, sem comorbidades, terem a oportunidade de se vacinar.

A vacinação ocorre por livre demanda nas 20 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade. Para receber o imunizante, pais ou responsáveis devem levar a criança ao local de vacinação mais próximo de sua residência, das 8h30 às 16h, munidos dos seguintes documentos da criança: Cadastro de Pessoa Física (CPF), documento pessoal com foto ou certidão de nascimento, Caderneta de Vacinação de rotina e comprovante de endereço de Diadema em nome dos pais ou responsáveis. No caso das crianças com comorbidades, é necessária documentação que comprove a condição clínica, como exames, laudos, receitas, relatórios ou prescrição médica.

Para agilizar a vacinação, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recomenda que os pais façam o pré-cadastro no site Vacina Já (www.vacinaja.sp.gov.br), para evitar demora na fila e agilizar a o processo de checagem dos dados e a própria imunização.

Imunizados
A aplicação da vacina contra Covid-19 em crianças teve início no dia 17 de janeiro (para crianças de cinco a 11 anos com comorbidades, deficiência, indígena e quilombolas). No dia 20 de janeiro, a cidade ampliou a vacinação para crianças com 11 anos sem comorbidades. Já na sexta-feira (21/01), o município estendeu a aplicação da dose para crianças com nove anos ou mais. A ampliação da faixa etária para seis anos ocorreu hoje (24/01) e, amanhã (25/01), será a vez das crianças com cinco anos.
A ampliação da faixa etária foi possível graças ao estoque do município com doses suficientes das vacinas Pfizer (pediátrica) e Coronavac, autorizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Até esta segunda-feira (24) foram aplicadas 4.410 doses para o público infantil de vacina contra covid-19.
Os primos Gustavo José da Silva Ferreira (8 anos) e Mariana Valença de Aquino (11 anos), foram juntos à UBS Parque Real para garantir a primeira dose da proteção nesta segunda-feira.

Apesar da pouca idade, Gustavo já sabe a importância de garantir logo a imunização. “A vacina vai proteger contra a Covid-19, apesar de achar que vai doer um pouco, sei que ela vai ajudar, por isso, vou tomar a vacinar. Se vacinem”. Sua mãe, Tamara Oliveira Ferreira da Silva, celebra a abertura da vacinação para a faixa etária do filho. “Muita alegria e felicidade trazer meu filho hoje para receber a vacina. Espero que todos pais tragam suas crianças, é muito importante que elas fiquem protegidas”, afirmou.  

Já Mariana contou que tem medo de ter Covid-19 e, por isso, enfrentou a fila para receber o imunizante. “Com a vacina vou ficar mais tranquila, principalmente de ir para a escola”. O pai da Mariana, Cristiano de Souza Aquino, explicou que perdeu seu pai para a doença e ver a filha vacinada traz um pouco mais de segurança. “É importante para imunizar eles (crianças) e os familiares. Infelizmente a gente perdeu meu pai para essa doença, ele até chegou a receber uma dose, mas não deu tempo de completar a imunização. Acho que se a vacina tivesse chegado mais rápido para população, a gente poderia não ter tido essa perda. Muitas famílias passaram por isso também. Então tem que vacinar, é importante e quanto mais pessoas imunizadas, melhor para todos”, afirmou.  

Lembrando que para estar protegido é importante completar o ciclo vacinal com duas doses. A Pfizer pediátrica tem intervalo entre as duas injeções de oito semanas e a Coronavac, de 28 dias.

Para aqueles pais que não conseguem comparecer ao posto durante a semana, a Prefeitura de Diadema informa que irá realizar no próximo sábado, dia 29 de janeiro, um mutirão para vacinação infantil. Os detalhes, horários e as Unidades que estarão abertas serão divulgados nesta quinta-feira (27).

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Crianças de 5 anos sem comorbidades já podem se vacinar contra Covid hoje (25)"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *