Da Redação – A instituição profissionalizante Fundação Florestan Fernandes (FFF), mantida pela Prefeitura de Diadema, realizou na noite desta quinta-feira (16/2) a formatura de cerca de 380 alunos de mais de 30 cursos. Os estudantes estiveram acompanhados de seus familiares, somando cerca de 1200 convidados no auditório do Centro Cultural Okinawa.
Todos os formandos foram chamados ao palco para receber o canudo simbólico, que marca a conquista do diploma. Emocionado, o representante dos alunos, Willykins Alves da Silva, formando do curso de Limpeza de Pele, se disse honrado por discursar. Agradecendo a todos da Florestan, desejou sorte aos seus colegas. “Continuem trilhando o caminho da integridade. Sejam verdadeiros. Desejo a todos uma carreira próspera. Adiante, o futuro nos espera.”
Também na cerimônia, o prefeito de Diadema, José de Filippi Jr., lembrou a importância histórica da Florestan para Diadema. “Inauguramos a Florestan Fernandes em 26 de outubro de 1996. De lá pra cá, formamos milhares de jovens de nossa cidade com essa diretriz: sejam exigentes, continuem no mundo da educação, vocês vão aperfeiçoar o seu ingresso no mundo do trabalho e, por meio do trabalho, com esperança, construir uma sociedade mais justa.”
O diretor-presidente da Fundação Florestan Fernandes, Manoel Eduardo Marinho (Maninho), destacou em seu discurso que a criação de polos educacionais parceiros pela cidade tem aproximado a FFF de quem mora em bairros periféricos. “Temos 15 polos e vamos chegar a 25, chegando perto cada vez mais perto da casa de cada um de vocês.” Nos polos estão sendo oferecidos cursos e oficinas. Eles estão presentes nos seguintes bairros: Vila Alice, Campanário, Taboão, Jardim Arco-Íris, Jardim Marilene, Casa Grande, Serraria, Eldorado, Vila Cruzeiro, Vila Nogueira, Conceição e Jardim Casa Grande.
Também subiram ao palco Patty Ferreira, vice-prefeita e secretária de Assistência e Cidadania; Inês Maria de Filippi, presidenta do Fundo Social de Solidariedade e primeira-dama; Luiz Marinho, ex-ministro do Trabalho e Emprego (2005–2007) e prefeito de São Bernardo do Campo de 2009 a 2016; Clara Otsuki, coordenadora geral do CIDAP (Centro de Inclusão Digital e Aprendizagem Profissional) e Maria Eduarda Ferreira, representante do corpo pedagógico, além dos professores da FFF.
Os alunos formandos eram dos cursos das áreas de Beleza, Gastronomia, Informática, Comércio e Serviços, Juventude, Terapias Naturais, Mecânica Automotiva e Motos, Tecnologia e Inovação, entre outras.
2021
A formatura dos alunos coroou diversas novidades que a Florestan apresentou ao longo de 2021, ano em que comemorou seus 25 anos e atendeu mais de três mil alunos.
Uma das novidades é que a FFF acabou com as provas de ingresso, adotando critérios de seleção por ordem de chegada para oferecer condições iguais para todos. Além disso, concedeu 30 bolsas de estudos para o curso de técnico de enfermagem em escolas parceiras e mais 100 bolsas em um Curso Preparatório para o Enem e Vestibulares.
Na área de tecnologia, um dos destaques foi o desenvolvimento do aplicativo Florestan Cursos, uma plataforma de aprendizagem virtual que os estudantes podem acessar a partir de computadores, celulares e tablets. O aplicativo foi muito importante para a instituição conseguir manter as aulas mesmo em meio à pandemia, mas deverá seguir firme mesmo com as aulas presenciais.
Nenhum comentário on "Fundação Florestan Fernandes realiza a formatura de 380 alunos"