Moradores de Diadema aprovam retomada da participação popular

411 0

Da Redação – São amplamente positivos os resultados da participação popular em Diadema, essa que sempre foi uma das marcas dos governos comandados por José de Filippi Júnior e que foi retomada desde o início do atual governo. Durante o ano, os moradores foram consultados sobre todos os assuntos relevantes e fizeram questão de participar. Foram cerca de cinco mil propostas e sugestões feitas ao Plano Plurianual Participativo, o documento que define o planejamento da cidade para os próximos quatro anos.

Para Fatinha Queiroz, secretária de Planejamento e Gestão, o Plano Plurianual conseguiu traduzir o que a população está querendo para a cidade porque foi construído junto com os moradores. “Uma proposta construída a muitas mãos e articulada com muitas cabeças fica alinhada com o que as pessoas pensam”, comentou.

Além de a Prefeitura realizar audiências públicas e colocar à disposição da população plataformas digitais, essa escuta também acontece por intermédio das tendas instaladas nos bairros para as pessoas sem acesso à internet. O contato pessoal com a população é feito pela equipe do programa de Participação Popular, coordenado por Dejanira Maria. “A gente é muito bem recebida pelos moradores, que ficam felizes por serem ouvidos sobre os destinos da cidade”, diz ela.

A equipe também esteve envolvida na escuta de sugestões e propostas dos moradores ao Plano de Mobilidade Urbana e ao Plano Direto, e se empenhou na reativação dos conselhos municipais, já que a maior parte estava desativada. “Foram muitas reuniões nas comunidades para explicar a importância dos conselhos e hoje todos eles funcionam, com a tarefa de acompanhar a gestão dos equipamentos públicos e cuidar de suas estruturas, comentou Fatinha.

Para implantar o projeto Rua da Gente, o pessoal da Participação Popular se reuniu várias vezes com os moradores da Rua Alfenas, que sugeriram modificações, acompanharam as obras e ao final criaram uma comissão de 20 pessoas para garantir o desenvolvimento do projeto.  

‘Assim é melhor’

A cada ida aos bairros, a cada reunião nas comunidades, os moradores aplaudem o resgate da participação popular. Eles reconhecem a forma diferente de administrar a cidade e ficam felizes por serem ouvidos sobre os destinos de Diadema, diz Fatinha.

Dejanira e a equipe ouvem com freqüência as expressões ‘Agora, sim!’ e ‘Assim é bem melhor!’ por aqueles que reconhecem a forma diferente de administrar a cidade. Ela comenta que muitos pedem para mandar recados ao prefeito de como ele deve governar. “E nós fazemos questão de dar esses recados para ele, pois uma das frases que mais o prefeito usa é que ninguém faz nada sozinho”.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Moradores de Diadema aprovam retomada da participação popular"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *