Sehal renova Convenção Coletiva para empresas de SBC, Diadema e RGS

373 0

Acordo fechado com sindicato dos trabalhadores vigorará por um ano; entre os itens está o reajuste salarial de 11%

Da Redação – O Sehal (Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação do Grande ABC) fechou o acordo da CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) definindo, assim, a renovação das regras para as empresas de São Bernardo, Diadema e Rio Grande da Serra, que vão vigorar durante um ano, até outubro do ano que vem. A data-base da categoria é 1º de outubro.

As negociações foram encerradas com a assinatura do documento pelos presidentes do Sehal, Beto Moreira, e do Sindehot-SBC (Sindicato dos Empregados no Comércio de Hotéis e Similares de São Bernardo e Região), Luiz Parente Dias, que ocorreu na manhã de sexta-feira (10), na sede do sindicato patronal, em Santo André.

Entre os principais itens do acordo está a definição do índice de correção dos salários para os empregados das empresas nessas cidades. Ficou estabelecido o reajuste de 11%, acima do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) acumulado no período de outubro de 2020 a setembro de 2021, que foi de 10,78%.

Em duas vezes – Para amenizar as dificuldades enfrentadas pelos empresários, o reajuste será aplicado em duas etapas, sendo 6% retroativo a 01 de outubro sobre os salários de 30 de setembro. E a partir de fevereiro de 2022 será um percentual complementar, calculado sobre os salários de 30 de setembro de 2021, o que totalizará 11% de reajuste.

“É importante salientar que o INPC acumulado está alto devido à inflação. Por isso, o percentual concedido visa corrigir a inflação acumulada no último ano”, explica a advogada do Sehal, Denize Tonelotto.

A convenção coletiva visou apenas renovar as cláusulas econômicas, que tratam de reajuste salarial, vale-alimentação, PLR (Participação nos Lucros e Resultados), entre outras que tenham conteúdo econômico, e que são revisadas anualmente. Já as cláusulas sociais são válidas por dois anos e vigoram até 30 de setembro de 2022.

Participação – As bases da renovação do acordo foram realizadas pelos advogados do Sehal, Denize Tonelotto e João Manoel Pinto Neto durante assembleias dirigidas pelo presidente da entidade, Beto Moreira.

“Ficamos satisfeitos com a negociação. Não temos como atender a pauta reivindicada porque vivemos tempos muito difíceis”, explicou João Manoel Pinto Neto.

Denize Tonelotto comentou que a renovação dessa convenção contou com a participação de um significativo número de empresários para votar e acompanhar tudo que foi acordado entre as entidades. “Além de tudo, a convenção coletiva oferece segurança jurídica para as empresas com regras específicas para a cidade e estabelecimentos”, afirmou.

O presidente do Sehal, Beto Moreira, reforça a importância da participação dos empresários nas assembleias. “Na atual gestão vivemos tempos de crise e o entendimento entre as partes é fundamental para a retomada e continuidade dos negócios, que geram emprego, renda e contribuem com o desenvolvimento local”, explica Beto.  

Sobre o Sehal

Fundado em 12 de julho de 1943, o sindicato é uma entidade sem fins lucrativos e tem como objetivo apoiar os empresários reciclando conhecimento em várias áreas. Representa cerca de oito mil estabelecimentos na Região do Grande ABC. Fornece apoio com profissionais renomados nas áreas jurídicas, sanitária, organizacional, parceria com escolas e faculdades, além de lutar pela simplificação da burocracia nos âmbitos municipal, estadual e federal com redução dos impostos e ainda contribuir para a qualificação dos empresários e trabalhadores.

Oferece ainda cursos gratuitos ou com condições especiais para associados e ministrados por professores altamente qualificados, em salas de aula equipadas com datashow, cozinha completa com utensílios e insumos para as aulas práticas. É também considerado um dos sindicatos patronais mais atuantes do Brasil em razão das diversas conquistas e expansão no número de associados.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Sehal renova Convenção Coletiva para empresas de SBC, Diadema e RGS"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *