Diversidade, equidade e inclusão : Mulheres em cargos de serviços de campo
Da Redação – A Otis Brasil abriu 51 vagas de estágio técnico em todo o Brasil para seu Programa Rota Escola, como parte de seu compromisso em ter uma força de trabalho altamente treinada, enquanto apoia a aprendizagem permanente e o desenvolvimento profissional de seus funcionários e funcionárias. A Otis (NYSE:OTIS) é a empresa líder mundial em fabricação, instalação e serviços de elevadores e escadas rolantes. Os candidatos e as candidatas podem se inscrever se tiverem mais de 18 anos e estiverem matriculados nos cursos técnicos de elétrica, eletrônica, eletrotécnica, eletroeletrônica, mecatrônica, automação e mecânica. As inscrições podem ser realizadas até o dia 30 de dezembro por este link.
Oportunidade de ingressar na Otis: A Otis tem 51 vagas de estágio técnico abertas em todo o Brasil para o Programa Rota Escola, como parte de seu compromisso em ter uma força de trabalho altamente treinada, enquanto apoia a aprendizagem permanente e o desenvolvimento profissional de seus funcionários e funcionárias.
O programa visa treinar os estagiários e as estagiárias por dez meses, oferecendo mais de 1.200 horas de capacitação teórica e prática sobre o funcionamento dos elevadores. Posteriormente, passarão por uma avaliação para possível contratação como técnicos e técnicas da empresa, para trabalharem nos elevadores e escadas rolantes instalados nos clientes. Na edição de 2020, o programa atingiu aproximadamente 80% de índice de efetivação na Otis.
Estão disponíveis 21 vagas em São Paulo, Ribeirão Preto, São José dos Campos, Grande ABC, Santos, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba e Londrina; 18 vagas no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória e Niterói; e 12 vagas para Brasília, Goiânia, Salvador, Recife, Fortaleza, João Pessoa, Natal e Manaus.
Um exemplo de diversidade e inclusão no Programa de Estágio da Otis – Julia Cavalcanti (na foto ao lado) é um exemplo de profissional que iniciou sua carreira pelo Rota Escola e, hoje, é responsável pela manutenção dos elevadores e escadas rolantes de um dos pontos mais visitados do Brasil: o Cristo Redentor.
Sua história na Otis começou em 2014, quando Julia era recém-formada em Eletrotécnica pela ETERJ – Escola Técnica do Rio de Janeiro. Na época, Julia soube do Programa Rota Escola e se inscreveu em busca de uma oportunidade. Realizou todo o processo seletivo e conquistou a vaga. Como resultado de seu bom desempenho, Júlia ingressou no estágio em uma das primeiras turmas do Programa e foi efetivada no mesmo ano.
Há mais de 5 anos, ela é responsável pela manutenção dos três elevadores panorâmicos e das quatro escadas rolantes inaugurados em 21 de janeiro de 2003 do Cristo Redentor. Para ela, trabalhar em um dos cartões-postais mais importantes do Brasil é sinônimo de muita responsabilidade.
Rotina de trabalho: A manutenção dos equipamentos é feita por Julia e por mais um colega em sistema de revezamento com plantão de 12 horas. Eles são responsáveis pela manutenção preventiva e, quando há necessidade, também pelas manutenções corretivas, incluindo troca de peças, entre outros.
Preconceito: No início, Julia teve que enfrentar o desafio de muitas pessoas acharemque uma mulher não seria capaz de realizar os serviços, pois não estavam acostumados a ver uma mulher trabalhando como técnica de elevadores. Segundo ela, este preconceito ainda existe, mas graças às iniciativas da empresa em fomentar a diversidade e a inclusão, já melhorou bastante e, hoje, com muito mais mulheres trabalhando em campo do que há alguns anos, ela recebe muitos elogios de visitantes e clientes. Além disso, em março de 2021, casou-se com Juliana Valente e afirma que o apoio da empresa foi muito importante para ela.
Objetivos futuros: além de ter se formado em Eletrotécnica, Julia fez outra graduação em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade Estácio de Sá, para reforçar sua habilidade com gestão de pessoas, em linha com sua meta de futuramente assumir um cargo de gestora. O curso foi totalmente custeado pelo Programa Bolsa de Estudos para Funcionários da Otis.
Programa de Bolsa de Estudos para Funcionários – Assim que os candidatos são contratados, a Otis demonstra seu compromisso com o desenvolvimento da educação continuada por meio de um outro Programa, o de Bolsa de Estudos para Funcionários. Qualquer funcionário ou funcionária da Otis pode participar do programa, desde que tenha trabalhado na empresa por pelo menos 12 meses completos.
Os profissionais da Otis Brasil podem se matricular em escolas técnicas (tecnólogos) e/ ou universidades reconhecidas pelo Ministério da Educação, incluindo graduação, pós-graduação, MBA, mestrado e doutorado. As despesas educacionais são pagas pela empresa, incluindo 100% das mensalidades, taxas e livros.
“O Programa de Bolsas da Otis não é apenas para a educação, mas oferece uma oportunidade de crescimento, desenvolvimento e mudança. Eles só precisam estar motivados, ter disciplina e vontade de aprender ”, finaliza Fiorezzi.
Os profissionais da Otis Brasil podem se inscrever em escolas técnicas (tecnólogos) e ou universidades renomadas e reconhecidas pelo Ministério da Educação, incluindo graduação, pós-graduação, MBA, mestrado e doutorado. As despesas educacionais são pagas pela empresa, como 100% da mensalidade, taxas e livros da grade curricular.
Sobre a Otis – A Otis dá às pessoas liberdade para se conectarem e prosperarem em um mundo mais alto, rápido e inteligente. Líder global na fabricação, instalação e manutenção de elevadores e escadas rolantes, movimenta 2 bilhões de pessoas por dia e mantem mais de 2,1 milhões de unidades de clientes em todo o mundo – o maior portfólio de serviços do setor. A Otis está presente nos empreendimentos mais icônicos do mundo, bem como em edifícios residenciais e comerciais, estações de transporte de passageiros e em todos os lugares onde as pessoas estão em movimento. Com sede em Connecticut, EUA, a Otis tem 69.000 funcionários, incluindo 40.000 profissionais de campo, todos comprometidos em atender às diversas necessidades de nossos clientes e usuários em mais de 200 países e territórios. Para saber mais, visite www.otis.com e siga-nos LinkedIn, Instagram, Facebook and Twitter @OtisElevatorCo.
Nenhum comentário on "Otis encerra inscrições para 51 vagas de estágio técnico do Programa Rota Escola"