11ª e penúltima etapa da temporada acontece em Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, Estado que não recebia a categoria há dois anos
Da Redação – 430 dias depois, a Stock Car volta ao Rio Grande do Sul para a realização de uma etapa. O final de semana da 11ª e penúltima etapa da temporada acontece em Santa Cruz do Sul (RS), cidade localizada a cerca de 150 quilômetros da capital Porto Alegre. Mais do que o retorno da principal categoria do automobilismo brasileiro ao seu Estado “de origem” (a primeira corrida da história da Stock Car aconteceu na pista de Tarumã em 1979), a etapa marca também a volta do público ao autódromo.
O seletivo traçado de 3.531 metros e 10 curvas não oferece grandes desafios às pastilhas de freio da Fras-le e os discos de freio Fremax, oficiais da Stock Car Pro Series. Os ingressos estão à venda por meio deste link.
O ponto onde é feita a freada mais forte da pista santa-cruzense é o final da reta dos boxes, na qual os pilotos chegam a cerca de 230 km/h e acionam os freios pisando no pedal por cerca de 4,5 segundos. A desaceleração de 1,5G faz os carros reduzirem para 80 km/h no contorno da primeira curva, à esquerda. A redução de velocidade acontece em 190 metros.
O circuito é o palco do penúltimo encontro do ano antes da final, que acontece em 12 de dezembro no circuito de Interlagos, em São Paulo. E a disputa pelo título segue intensa entre Gabriel Casagrande e Daniel Serra. A diferença entre líder e vice era de 16 pontos antes da etapa anterior no Velocitta em Mogi Guaçu (SP); o tricampeão Serra conseguiu descontar três pontos para o adversário e chega ao Sul 13 pontos atrás.
As atividades de pista da Stock Car acontecem no sábado (20) com dois treinos livres e a classificação às 15h30, e no domingo (21) as duas corridas, com largada às 13h10 e transmissão ao vivo por Band, SporTV e canal oficial da Stock Car e AutoVídeos no YouTube.
A FRAS-LE e a FREMAX são as fornecedoras oficiais de pastilhas e discos de freio da categoria, respectivamente, e trabalham em conjunto com as todas as equipes do grid para assegurar o melhor desempenho, segurança, eficiência e confiabilidade. A Fremax é a fornecedora dos discos desde 2004 e a Fras-le, desde 2016.
Fala, piloto!
“A pista de Santa Cruz do Sul não tem pontos de freadas muito fortes, mas sim difíceis e longas, especialmente na curva da Bota e do Bacião. Não é um circuito exigente com os freios em si, mas é importante ter o conjunto equilibrado pois há freadas em descida, e elas são mais difíceis”.
(Sérgio Jimenez, Scuderia CJ, Toyota Corolla, #73)
A pista de Santa Cruz do Sul na ótica da FRAS-LE & FREMAX
“É um circuito que tem uma freada bem forte no final da reta, que é relativamente longa, mas que no geral não exige muito dos freios. Muitas curvas de média velocidade, nas quais o piloto usa o freio, claro, para reduzir um pouco a velocidade, mas principalmente para manter o carro alinhado no traçado para entrar na curva seguinte o mais bem posicionado e rápido possível”.
(André Brezolin, engenheiro de projeto FRAS-LE & FREMAX)
Classificação do campeonato (Top-10)
1º – Gabriel Casagrande – 309
2º – Daniel Serra – 296
3º – Rubens Barrichello – 251
4º – Ricardo Zonta – 251
5º – Ricardo Maurício – 243
6º – Cesar Ramos – 240
7º – Thiago Camilo – 236
8º – Átila Abreu – 213
9º – Allam Khodair – 204
10º – Diego Nunes- 194
11ª Etapa – Stock Car Pro Series 2021
SANTA CRUZ DO SUL (SP)
Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul
Extensão: 3.531 metros
Sentido: anti-horário
Curvas: 10 (3 à direita e 7 à esquerda)
Nenhum comentário on "Stock Car volta ao Sul do Brasil e terá retorno do público"