Da Redação – A Fundação Florestan Fernandes (FFF), instituição profissionalizante mantida pela Prefeitura de Diadema, exibirá aos alunos nesta quinta-feira (4/11), às 19h, o premiado curta-metragem “Xadrez das Cores”, de Marco Schiavon, de 2004.
Tendo como ponto de partida situações em que uma patroa branca age de forma preconceituosa contra uma empregada doméstica negra, o curta permite reflexões sobre o racismo, sugerindo que a superação desse mal é fundamental para a humanização da sociedade.
Após a exibição terá lugar uma roda de conversa com a presença de Tania Dandara, assessora da Secretaria de Assistência Social e membro do coletivo Benedita da Silva; Solange Ferreira, assistente pedagógica da Fundação Florestan Fernandes; e Wilson Roberto Levy, membro do Movimento Negro e Curador do festival Kizomba (leia mais abaixo). O diretor-presidente da FFF, Maninho, discursará pouco antes da exibição do filme. O evento será transmitido nas redes sociais da FFF.
KIZOMBA
A exibição do filme e a roda de conversa se inserem na programação da 20ª edição da Festa da Raça (como é conhecido o tradicional festival Kizomba), que contempla uma série de ações que recuperam a história do gênero criado em Angola nos anos 50 e que se transformou numa grande celebração da cultura africana pelo mundo.
Oficinas, palestras, shows, exposições, apresentações culturais e religiosas estão agendadas para acontecer em várias partes de Diadema entre os dias 4 de novembro e 3 de dezembro. O evento é uma ação realizada pela Coordenadoria de Política de Promoção da Igualdade Racial, Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial e movimentos negros de Diadema. A abertura oficial do evento será no dia 8/11.
Confira a programação completa aqui: http://www.diadema.sp.gov.br/attachments/article/27210/programacao_kizomba-SITE-sd.pdf
Nenhum comentário on "Fundação Florestan Fernandes exibe curta-metragem e debate igualdade racial"