Da Redação – A nova regra que permite o uso de três compostos de pneus serviu para movimentar o GP do Bahrein, a exemplo do que havia acontecido na primeira etapa do ano, na Austrália, mas não impediu a vitória de ponta a ponta de Nico Rosberg. O alemão, que largou em segundo, assumiu o primeiro posto na primeira curva para vencer pela segunda vez na temporada – e a quinta consecutiva. Com Sebastian Vettel fora mesmo antes da largada, Kimi Raikkonen foi o segundo e Lewis Hamilton foi o terceiro.
Com o resultado, Rosberg já soma 50 pontos no campeonato. Segundo na tabela, Hamilton tem 33 após duas poles positions e duas corridas de recuperação após largadas ruins. Felipe Massa chegou a ocupar a segunda colocação após excelente largada, mas a adotou uma estratégia equivocada e terminou na oitava colocação. Felipe Nasr chegou a andar nos pontos depois de largar em último, e terminou em 14º. A terceira etapa do campeonato será disputada daqui a duas semanas, na China.
A primeira baixa da corrida foi Sebastian Vettel, que teve uma quebra de motor ainda na volta de apresentação. Quando as luzes vermelhas se apagaram, Hamilton largou mal e teve de dividir a primeira curva com Rosberg. Para piorar, foi tocado por Bottas, que pulara de sexto para terceiro, e caiu para o sétimo lugar. Quem se aproveitou da confusão da primeira curva foi Felipe Massa, que teve uma grande largada e escolheu o lado certo, pulando de sétimo para segundo, com Bottas em terceiro, Ricciardo em quarto e Raikkonen, que largou mal, em quinto.
Grosjean chegou a pular para sexto, mas logo foi superado por Hamilton. Mais à frente, Raikkonen passou a ganhar terreno a partir da sexta volta, passando Ricciardo e Bottas. O finlandês sofria com o desgaste de pneus, mas a Williams deu prioridade para Massa, que parou na volta 7 e colocou pneu médio, adotando uma estratégia de uma parada a menos em relação aos rivais diretos. O brasileiro voltou atrás de Felipe Nasr, que ganhou 10 posições nas primeiras voltas, com direito a ultrapassagem por fora no companheiro Marcus Ericsson, mas caiu de rendimento ao longo da prova.
Na 30ª volta, Hamilton antecipou sua parada e colocou os supermacios, uma volta antes de Raikkonen responder e usar o mesmo composto. Rosberg parou logo depois, e também voltou aos pneus de faixa vermelha. Após mais de 20 voltas com os médios, Massa finalmente voltou aos boxes, colocando mais um jogo de pneus médios para tentar ir até o fim, com 26 voltas para a bandeirada.
As posições dos três primeiros não se alteraram, com Ricciardo mantendo-se à frente de Grosjean e conquistando o quarto lugar. O francês, mesmo com uma volta parada lenta, conseguiu um quinto lugar com a Haas, seguido por Verstappen, Kvyat, Massa, Bottas e Vandoorne, que pontuou em sua corrida de estreia na Fórmula 1, substituindo o lesionado Fernando Alonso na McLaren.
Nenhum comentário on "Nico Rosberg vence outra e abre vantagem na liderança da F1"