Orlando Morando acompanhou ação na sexta-feir (24) na Emeb Prof. Sylvia Marilena Fantacini Zanetti, no Jordanópolis
Texto: Natália Fernandes – Foto: Omar Matsumoto/PMSBC
Da Redação – O Programa Saúde na Escola, da Prefeitura de São Bernardo, realizou, neste mês de setembro, trabalho de orientação sobre a higiene oral e avaliação bucal de 45.803 estudantes matriculados na rede municipal de ensino. A ação conjunta das secretarias de Educação e Saúde foi acompanhada, nesta sexta-feira (24/9), pelo prefeito Orlando Morando durante visita à EMEB Professora Sylvia Marilena Fantacini Zanetti, no Jordanópolis.
“É um programa importante tanto para ensinar as crianças e as famílias sobre a escovação adequada e importância da alimentação saudável para a saúde bucal quanto para dar encaminhamento aos casos que necessitam de tratamento odontológico na nossa rede de Saúde. Ações como essa colaboram tanto para a melhora da saúde quanto do aprendizado das nossas crianças”, ressalta o prefeito Orlando Morando.
Com a retomada das aulas 100% presenciais nas escolas municipais em agosto, o Programa Saúde na Escola realizou, entre os dias 13 e 24 de setembro, as atividades de orientação e avaliação da saúde bucal dos estudantes matriculados em 196 EMEBs. No total, foram distribuídos 28.148 folders com orientações sobre escovação correta e importância da limpeza da boca e dentes após as refeições aos estudantes e seus familiares desde a creche até a Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Secretário da Saúde de São Bernardo, Dr. Geraldo Reple Sobrinho observa que o Programa Saúde na Escola vem sendo uma ferramenta importante para ampliação do acesso dos estudantes à saúde. “É importante sempre lembrar que a saúde começa pela boca. Essa ação nos ajuda a identificar estratégias de enfrentamento das vulnerabilidades sociais as quais essas crianças possam estar expostas bem como no planejamento das políticas públicas”, diz.
Para a secretária da Educação, Silvia Donnini, a parceria entre as secretarias da Educação e da Saúde é fundamental para o acompanhamento da saúde dos alunos nas escolas. “O programa de saúde bucal vem sendo um importante instrumento para fortalecer a saúde das nossas crianças para que elas tenham condição de aprender sempre”, ressalta.
AÇÃO CONTÍNUA – O trabalho de atenção bucal dos estudantes é realizado desde 2017 pela Prefeitura de São Bernardo. Para a realização da ação, toda equipe de Saúde Bucal do Departamento de Atenção Básica da Secretaria da Saúde passou por processo de capacitação entre os dias 17 e 20 de agosto de 2021.
Nenhum comentário on "Programa Saúde na Escola faz avaliação bucal de 45.803 estudantes"