Educação Especializada de Ribeirão Pires promove formações

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Professores das Salas de Recursos e estagiários de pedagogia priorizam competências socioemocionais na retomada gradual das aulas presenciais

Da Redação – A equipe de Educação Especializada da Prefeitura de Ribeirão Pires promoveu nesta semana formações com os professores das Salas de Recursos e com os estagiários de pedagogia que atuam no ensino regular. Os profissionais promovem ações para contribuir no desenvolvimento dos alunos com transtornos/dificuldades de aprendizagem matriculados na rede municipal.

“É importante, especialmente na volta às atividades presenciais, que os profissionais identifiquem quais são as competências socioemocionais a serem trabalhadas junto dos estímulos às habilidades pedagógicas. Com isso, os alunos melhoram seus resultados também no ensino regular”, explicou a coordenadora da Educação Especializada da Prefeitura, Valquíria Servilha.

Os estagiários de pedagogia acompanham os alunos da Educação Especializada nas salas de aula, em apoio ao trabalho realizado pelos professores titulares. Para estas equipes, a formação ofereceu elementos para contribuir na identificação das dificuldades de aprendizado e encaminhamentos junto aos profissionais da Secretaria de Educação.

Salas de Recursos – Crianças e jovens com deficiência ou algum tipo de transtorno contam com importante serviço de inclusão na rede municipal de Ribeirão Pires, a Sala de Recurso. Além do ensino regular, estudantes com dificuldades específicas para o aprendizado participam, no contraturno escolar, de atividades direcionadas a estimular habilidades, ação fundamental para que a criança melhore o desempenho em sala de aula e, por consequência, seu desenvolvimento.

A rede municipal de Ribeirão Pires tem cerca de 7.200 alunos matriculados. Do total, 250 crianças, de todos os segmentos, são acompanhadas pela equipe de Educação Especializada da Prefeitura. A maior parte, 94 estudantes, são autistas.

No ensino regular, esses alunos contam com professor de apoio. Uma vez por semana, pontos identificados como dificuldade para o aprendizado desta criança são trabalhados na Sala de Recursos, espaço que utiliza jogos e brincadeiras para aprimorar habilidades específicas, como o raciocínio lógico e até mesmo a coordenação motora.

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