Balanço aponta alta de 6,8% nos casos suspeitos de dengue no Grande ABC

654 0

Não devemos de forma alguma preocupar-nos com o que diz a maioria, mas apenas com a opinião dos que têm conhecimento do justo e do injusto, e com a própria verdade…

Platão.

Balanço aponta alta de 6,8% nos casos suspeitos de dengue no Grande ABC

O número de casos suspeitos de dengue no ABC aumentou 6,8% até a nona semana epidemiológica, encerrada em 5 de março, em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com dados coletados com os municípios e repassados ao Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE7), da Secretaria de Estado da Saúde. No acumulado de 2016, até 5 de março, foram notificados 4.040 casos suspeitos, ante 3.780 no ano passado. O balanço está sendo acompanhado pela Sala de Situação Regional para o Combate ao Mosquito da Dengue, criada em dezembro pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC e coordenada pelo Grupo de Trabalho Saúde da entidade. Responsável pelo planejamento das ações de mobilização contra o Aedes aegypti no ABC, o grupo se reúne semanalmente. Na semana passada, o Instituto Adolfo Lutz, órgão ligado ao governo do Estado responsável pela realização dos testes de dengue, informou que o número de casos confirmados da doença no ABC, de 1º de janeiro a 14 de março deste ano, totaliza 174. Os dados não incluem casos de Diadema, que possui sistema próprio de análise junto ao Adolfo Lutz. Dos 174 casos confirmados como dengue, 56 estão em Mauá, 50 em Santo André, 36 em São Bernardo do Campo, 24 em São Caetano do Sul, 6 em Ribeirão Pires e 2 em Rio Grande da Serra. Em média, o índice de casos positivos na região subiu de 19,3% na primeira divulgação, para 22,3% atualmente. Também na semana passada, a Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD), vinculada à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, restringiu a coleta de novas amostras de sangue de casos suspeitos de dengue. A CCD determinou que só devem ser enviadas para o Adolfo Lutz as amostras de casos graves, óbitos e casos suspeitos de municípios que ainda estão classificados como silenciosos (na região, apenas Rio Grande da Serra). As sete cidades do ABC, por meio do GT Saúde do Consórcio, vão solicitar ao Secretário Estadual de Saúde, David Uip, a retomada dos exames de confirmação de dengue. O pedido será feito através de ofício que solicitará também reunião para tratar do assunto na próxima semana. Enquanto aguardam resposta, os municípios continuarão realizando a coleta e a armazenagem das amostras.

Frase:

Estão tentando enfraquecer os pilares da democracia. Não vamos deixar que isso aconteça. Vamos defender a liberdade de imprensa e as instituições. Só com instituições sólidas, sem interferência política, nós passaremos esse país a limpo e todos, absolutamente todos, serão investigados. Não vai ter golpe no Brasil, vai ter impeachment

Daniel Coelho, deputado federal (PE) e 1º vice-líder do PSDB na Câmara, ao comentar os bastidores no Palácio do Alvorada

Frase:

Ao permitir a filiação de consórcios públicos, a FNP reconheceu a importância dos consórcios na busca de recursos para projetos locais. Além disso, percebeu que é muito mais fácil se relacionar com uma entidade que representa vários municípios do que com cada um individualmente

Hamilton Lacerda, diretor de Programas e Projetos do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, ao comentar a filiação da entidade à Frente Nacional de Prefeitos.

Consórcio Intermunicipal oficializa ingresso na Frente Nacional de Prefeitos

O presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, formalizou, nesta quarta-feira (23), a filiação da entidade regional à Frente Nacional de Prefeitos (FNP). A assinatura ocorreu durante a 69ª Reunião Geral da FNP, no Rio de Janeiro. O Diretor de Programas e Projetos do Consórcio, Hamilton Lacerda, também presente ao evento, ressaltou que atuar junto com a FNP vai ajudar a entidade regional a fortalecer o relacionamento com os principais órgãos públicos e privados financiadores de políticas públicas. A proposta de admissão foi apresentada na última Assembleia Geral de Prefeitos do Consórcio, realizada em 7 de março, por Marcela Cherubine, coordenadora executiva do Observatório dos Consórcios Públicos e do Federalismo, um dos projetos da FNP, quando obteve aprovação dos prefeitos consorciados. Quatro das sete cidades da região (Santo André, São Bernardo, Diadema e Mauá) já são filiadas à Frente, que atualmente tem como secretário-geral o presidente do Consórcio e prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho. O Consórcio Intermunicipal Grande ABC está entre os cinco primeiros consórcios públicos a aderir à Frente. A reformulação do estatuto da FNP, de forma a permitir a filiação dos consórcios públicos, tem como objetivo garantir o avanço das políticas públicas de caráter regional e metropolitano, além de incentivar e fomentar o planejamento integrado e boas práticas de intervenção territorial, potencializando a atuação das entidades públicas.


DOMINGO ESPECIAL 1

  • Este domingo (27) será um dia bastante especial para os hóspedes da Associação Projeto Crescer do ABC, administradora da Casa Ronald McDonald ABC, por meio de voluntários do Rotary Santo André. A convite do grupo Moto Club Bodes do Asfalto, as crianças e adolescentes hospedados passarão a manhã no Circo dos Sonhos, em São Bernardo, que apresentará o espetáculo “O Sonho Vai Começar”, com malabaristas, equilibristas, contorcionistas, mágicas e muita palhaçada.

DOMINGO ESPECIAL 2

  • Enquanto a garotada se diverte no circo, as mães prepararão o almoço de Páscoa. Segundo o presidente da instituição Nelson Tadeu Pereira, esta refeição especial somente acontecerá em razão da colaboração de pessoas físicas e das empresas Abud Advogados Associados e JEA Indústria Metalúrgica, que doaram itens para a elaboração do cardápio.

PROPRIEDADE INTELECTUAL 1

  • Na próxima segunda-feira, dia 28, empresas, empreendedores e estudantes poderão esclarecer dúvidas sobre proteção intelectual durante a palestra gratuita sobre “Sistemas de Marcas e Patentes – Inovação e proteção fazem a diferença”. O evento será realizado por meio de parceria entre a Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC e o Consórcio Intermunicipal Grande ABC no próximo dia 28, às 18h30, no auditório do Consórcio (Av. Ramiro Colleoni, 5 – Centro de Santo André). A palestra será ministrada por Leonardo Cordeiro, sócio no escritório Gruenbaum, Possinhas & Teixeira, que leciona no curso de Treinamento Profissional em Propriedade Industrial da Associação Brasileira dos Agentes de Propriedade Industrial (ABAPI).

PROPRIEDADE INTELECTUAL 2

  • Entre os temas que serão abordados, terá destaque à propriedade industrial, ramo da propriedade intelectual que trata das criações voltadas para atividades de indústria, comércio e prestação de serviços. Outras questões sobre regulamentação do sistema de patentes, período de vigência, dados necessários para requerer patente, razões para proteger criações, tipos de proteção e riscos em não proteger serão apresentados. As inscrições podem ser feitas pelo site www.agenciagabc.com.br. Informações pelo telefone (11) 4435-7352.

CRISE HÍDRICA

    A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) anunciou que protocolou junto à Arsesp o pedido de cancelamento do Programa de Incentivo à Redução do Consumo de Água (bônus) e da Tarifa de Contingência (multa) para quem aumentasse o consumo de água, durante a crise hídrica. Segundo a companhia, com a normalização da situação dos principais reservatórios do Estado as medidas não se fazem necessárias no momento.

Prefeitura conclui entrega de kits de material escolar a mais de 17 mil alunos em Diadema

A Prefeitura de Diadema, por meio da Secretaria de Educação nesta quinta-feira (24), finalizou a entrega do kit escolar na EMEB Tom Jobim, com presença de pais e familiares dos alunos. Durante o evento, foi exibido um vídeo, no qual os pais puderam conhecer todas as obras e benfeitorias que Diadema tem realizado aos munícipes. “O kit certamente contribui com a vida escolar dos alunos. Ele motiva o aluno e complementa o que é aplicado em sala de aula”, afirma a diretora da EMEB Tom Jobim, Sandra Gasparotto. O kit escolar é compostos por 5 cadernos, lápis de cor, giz de cera, 1 agenda, pasta, estojo com lápis, borracha, cola e tesoura, 1 caderno de desenho e 1 caderno quadriculado . Os alunos também receberam livros didáticos, resultado de um convênio firmado entre o SESI e a Prefeitura de Diadema. Os materiais didáticos são para as crianças de 4 a 10 anos e também para formação de professoras, coordenadoras pedagógicas e gestores da Secretaria de Educação. “O investimento pauta um conjunto de ações, a favor da qualidade da educação que vai da entrega do material escolar, a adequação dos prédios com melhor infraestrutura, novo uniforme, melhoria na alimentação escolar e ferramentas que contribuem para que os estudantes aprendam mais”, afirma o secretário da Educação, Marcos Michels. “O material é de qualidade. E com certeza vai ajudar nessa crise que estamos vivendo. Não ia poder comprar”, comentou o pai de aluno, Marcos Ignácio.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Balanço aponta alta de 6,8% nos casos suspeitos de dengue no Grande ABC"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *