De janeiro a junho, município criou 7.265 postos formais de trabalho; serviços e indústria lideraram criação de vagas
Texto: Daniel Macário – Crédito-foto: Gabriel Inamine/PMSBC
Da Redação – Impulsionada pelo aumento do ritmo da atividade econômica, com instalação de novas empresas em todo território do município, São Bernardo liderou no primeiro semestre deste ano a criação de empregos no Grande ABC. De janeiro a junho, a cidade criou 7.265 novos postos formais de trabalho, com destaque para os setores de serviços e indústria. Os números foram divulgados nesta quinta-feira (29/07) pelo Ministério da Economia, por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
De acordo com o levantamento elaborado pelo governo federal, uma a cada três vagas preenchidas no Grande ABC neste ano foram criadas por empresas sediadas em São Bernardo. O setor de serviços foi o que mais contratou com carteira assinada na cidade, de janeiro a junho com saldo de 3.225 vagas líquidas. Apesar da crise econômica imposta pela pandemia, outro segmento da economia que colaborou para o resultado positivo do município foi a indústria, que registrou a criação de 2.059 postos de trabalho, seguido por comércio com 1.018 vagas de emprego.
Na avaliação do prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, o bom desempenho obtido pelo município reflete a retomada consciente do setor econômico na cidade nos últimos meses. “Com o avanço da imunização, temos permitido gradativamente a liberação das atividades dos mais variados setores, o que tem impulsionado a economia da cidade. Sabemos que ainda temos um caminho longo pela frente, mas nossa equipe está empenhada em estreitar o relacionamento com a iniciativa privada, buscando entender a necessidade de cada setor neste momento”, destacou.
POLÍTICA DE INCENTIVO – Desde 2017, a Prefeitura de São Bernardo vem desempenhando diversas ações de incentivo à indústria, tendo em vista que o município é considerado um dos principais polos industriais do País. Entre as medidas estão a manutenção, expansão e inovação do parque produtivo instalado, estímulo e apoio à revitalização de áreas industriais, incluindo áreas degradadas e galpões industriais, programa municipal de inovação, atração de investimentos para pesquisa e desenvolvimento e revisão da lei de incentivos.
GERAÇÃO DE EMPREGO – Tais políticas públicas têm fomentado a economia da cidade. Prova disso é que em junho, por exemplo, a cidade recebeu a primeira loja da rede Oba Hortifrúti, instalada na Avenida Francisco Prestes Maia. A inauguração da unidade, que recebeu R$ 10 milhões em investimentos, gerou cerca de 100 novos postos de trabalho no município.
Ainda no mês passado, a Sanca Galpões anunciou a ampliação de sua presença em São Bernardo com a instalação de seu segundo Centro Logístico na cidade, com investimento de R$ 150 milhões e geração de 2.000 empregos diretos e indiretos. Outra empresa que anunciou sua expansão foi a Vogler com construção de novo galpão e geração de 410 postos de trabalho.
OPORTUNIDADES – Outra iniciativa importante adotada pela Prefeitura de São Bernardo para auxiliar moradores da cidade é a Central de Trabalho e Renda (CTR), agência pública do município que atua junto à iniciativa privada para oferta de oportunidades de emprego. A unidade funciona de segunda a quinta-feira, das 8h às 17h, e de sexta-feira, das 8h às 15h. Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone 2630-7618.
Nenhum comentário on "São Bernardo lidera geração de empregos no Grande ABC no 1º semestre de 2021"