Referência em serviços de meteorologia no Brasil, Climatempo realiza na quarta-feira (30) primeiro de uma série de três seminários on-line sobre eventos climáticos extremos
Da Redação – O aumento da atenção mundial para os impactos das mudanças climáticas tem alertado sociedades e empresas para a importância da meteorologia. Ao acompanhar os fenômenos climáticos, em especial eventos extremos, como tornados e enchentes, por exemplo, as empresas desse segmento reúnem um banco de dados para auxiliar a sociedade e empresas de segmentos variados a definir seus planos estratégicos de negócios. Da agroindústria ao mercado de seguros, da moda ao setor energético e imobiliário, os fenômenos climáticos impactam a economia de forma significativa.
“Contar com bases de dados meteorológicos é essencial às empresas. Nos últimos anos, temos assistido a um aumento significativo dos fenômenos climáticos extremos; nesse sentido, atuar de forma planejada traz mais previsibilidade aos negócios. As mudanças climáticas já estão em curso, por isso é preciso estar preparado”, afirma Carlos Magno, CEO da Climatempo, empresa de referência em serviços de meteorologia no Brasil.
Além do impacto direto no agronegócio, segmento que mais cresce no país, a previsão do tempo pode influenciar desde estratégias comerciais a opções de investimentos no setor financeiro. Em lojas de roupas, a previsão de chuva ou sol deve ser levada em conta nas vitrines, além de também poder auxiliar na montagem de estoques para as estações. A expectativa de dias mais frios pode colocar alguns alimentos a ganhar destaque nos supermercados, turbinando suas vendas. Na indústria isso pode significar a diferença entre ter ou não o estoque de produtos que podem ficar encalhados, gerando custos, apenas para citar alguns exemplos.
Climatempo Sustainability Summit
Para debater os desafios gerados pelas mudanças climáticas, a Climatempo reúne nesta quarta-feira (30) alguns dos maiores especialistas em clima no Brasil para. O Climatempo Sustainability Summit – Aquecimento global e os eventos climáticos extremos no Brasil, será o primeiro de uma série de três encontros on-line e contará também com keynote speaker de Soren Andersen, CEO da StormGeo, uma das maiores empresas de previsão do tempo do mundo.
O evento também contará com participações de Carlos Nobre, climatologista brasileiro e atualmente pesquisador sênior do Instituto de Estudos Avançados da USP, Marcio Astrini, Secretário-Executivo do Observatório do Clima e ambientalista, Paulo Artaxo, professor e pesquisador do Instituto de Física da USP sobre mudanças climáticas globais, e Gilca Palma, vice-presidente de Pesquisa e Desenvolvimento na Climatempo. A mediação será de Matthew Shirts, co-criador da plataforma de conteúdo climático Fervura.
As inscrições para o evento já estão disponíveis neste link .
Serviço – Climatempo Sustainability Summit – Aquecimento global e os eventos climáticos extremos no Brasil, no dia 30 de junho, às 19h. Formato: on-line. Inscrição: Gratuita pelo link
Nenhum comentário on "Com mudanças climáticas, informações meteorológicas dão maior previsibilidade aos negócios"