Moção de aplauso ao ex-pugilista Servílio de Oliveira é aprovada em Santo André

228 1

Servílio, que foi medalha de bronze nas Olimpíadas do México em 1968, conquistou na Justiça a reinserção do seu nome entre as personalidades negras homenageadas pela Fundação Cultural Palmares

Da Redação – A Câmara de Santo André aprovou uma moção de aplauso apresentada pelo vereador Ricardo Alvarez (P-Sol) ao ex-pugilista e primeiro medalhista olímpico no boxe brasileiro, Servílio de Oliveira. O documento foi aprovado  na sessão desta terça-feira, 18.

O ex-atleta, que foi medalha de bronze nas Olimpíadas do México em 1968, conquistou na justiça o direito de reinserção do seu nome entre as personalidades negras da Fundação Cultural Palmares, que no ano passado retirou diversas figuras do rol de homenagens da entidade.

“O Servílio é um orgulho para Santo André e para o Brasil. Carrega o nome do nosso país para o mundo desde a década de 1960, com a conquista da medalha olímpica. Essa tentativa de retirar seu nome dos homenageados pela Fundação Palmares é parte do negacionismo  que tem feito tanto mal ao País”, afirmou Alvarez.

A instituição cultural, que tem como objetivo promover e preservar valores culturais, históricos e sociais de influência negra na sociedade brasileira, hoje é presidida por Sérgio Camargo, que é um negacionista do racismo brasileiro e tem retirado importantes nomes da cultura negra das homenagens da entidade.

Diante da situação, o ex-pugilista acionou a Justiça e obteve vitória na 3a Vara Federal de Santo André, que decidiu por ação procedente e determinou a reinserção do seu nome e biografia enquanto homenageado da instituição. Além de condenação por danos morais à Fundação.

Servílio, que iniciou a vida como pugilista na década de 1960, se consagrou também campeão latino-americano no Chile, do Torneio dos Campeões, brasileiro e paulista de boxe. Atualmente vive em Santo André.

Total 6 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

1 comentário on "Moção de aplauso ao ex-pugilista Servílio de Oliveira é aprovada em Santo André"

  1. Servílio de Oliveira

    A reintegração do meu nome na lista das personalidades negras da Fundação Cultural Palmares, só foi possível pelo excelente trabalho, (Petição Inicial Cível Com Tutela Liminar Cautelar), impetrada na 3ª Vara Federal de Santo André, pelo Dr. José Luis Servilho de Oliveira Chalot, meu primogênito! O Dr. José Luis, é formado na primeira turma em Direito, na Faculdade São Judas Tadeu, Zona Leste de São Paulo, em 1996.

    Possui pós-graduação em Direito Publico, com ênfase em Direito Previdenciário pela Universidade de Brasília e pela Escola da Advocacia-Geral da União. Sua monografia versou a respeito da eficácia dos equipamentos de proteção individual e seus reflexos na aposentadoria especial do Regime Geral de Previdência Social..

    Escritório: Rua Dona Elisa Flaquer, 70-sala 25, 2º andar Santo André/SP.

    Agradeço imensamente a Moção de Aplauso impetrada na Câmara de Vereadores de Santo André, no dia 19/05/2021, pelo 1º (Primeiro) Vereador do PSOL (Partido Socialista e Liberdade). EXCELENTÍSSIMO SENHOR PROFESSOR RICARDO ALVAREZ.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *