Da Redação – O presidente Jair Bolsonaro voltou a atacar a imprensa na manhã dessa terça-feira (11/5), quando chamou de “canalhas” jornalistas do Estadão. A crítica aconteceu diante de apoiadores em frente ao Palácio da Alvorada, e foi uma resposta à uma reportagem de Breno Pires, que revelou um suposto esquema montado
pelo presidente no fim de 2020 para aumentar sua base de apoio no Congresso.
“Inventaram que eu tenho um orçamento secreto agora. Tenho um reservatório de leite condensado, 3 milhões de latas. Eles não têm o que falar. Como um orçamento foi aprovado, discutido por meses e agora apareceu R$ 3 bilhões? Só os canalhas do Estado de S. Paulo para escrever isso aí”, afirmou Bolsonaro.
Segundo a reportagem de Breno, o presidente criou um orçamento paralelo de R$ 3 bilhões em emendas parlamentares. A maior parte foi destinada à compra de tratores e equipamentos agrícolas por preços até 259%
acima dos valores de referência fixados pelo governo.
Após as denúncias, o Ministério Público pediu que o Tribunal de Contas da União apure a liberação de verbas a senadores e deputados. Há também uma mobilização de parlamentares para criar a “CPI do Tratoraço”.
Em nota, a Abraji repudiou o ataque: “Todo gestor público é objeto de escrutínio da sociedade e deve prestar contas de suas atividades à sociedade. Em nome do interesse público, a imprensa assume o papel de fiscalizar a gestão do Estado”, afirmou a nota. (Jornalistas&Cia)
Nenhum comentário on "Estadão é alvo de novos ataques de Jair Bolsonaro"