Organização Mundial de Saúde Animal estima que 60% das doenças infecciosas humanas têm sua origem em animais, domésticos ou selvagens
Da Redação – A vereadora Dra. Ana Veterinária (DEM) indicou a Prefeitura de Santo André a inclusão de médicos veterinários nas sete equipes do Programa Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Além da inclusão do profissional, a democrata solicitou o aumento no número de equipes do popularmente chamado programa médico de família.
Dra. Ana justifica tecnicamente sua indicação, apontando que a presença de veterinários no NASF melhora, significamente, a qualidade da atenção básica à família, atuando no diagnóstico de risco à saúde e na interação entre seres humanos, animais e meio ambiente. Tanto que a participação do profissional nas ações e programas de saúde é recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
“Desde 2011, a legislação autoriza a inclusão do veterinário e Santo André ainda não o fez. A atuação do profissional junto a outros membros da equipe permite levar a população informações e sanar dúvidas sobre alimentação, vermifugação, castração e vacinação, além de melhor o convívio com os animais domésticos”, explica a vereadora.
Nas equipes, os veterinários podem atuar ainda em ações educativas de mobilização contínua na comunidade e trabalhar um senso municipal pet. “Um dos objetivos é conscientizar e educar tutores de animais de estimação, trabalhando temas como prevenção de doenças, combate a maus tratos, guarda e adoção responsável e o abandono”, acrescenta.
Ampliar as equipes
Hoje, o município de Santo André possui sete equipes do NASF, nos chamados sete territórios de saúde, e cobertura por parte da Atenção Básica de 46%. Para a vereadora, esse é o momento de ampliar o número de equipes, pois a estrutura de saúde pública suporta o investimento que irá atender necessidades dos munícipes em saúde e termos sanitários e ambientais.
“Sobretudo em tempos de pandemia do COVID-19, a cidade necessita desta ampliação, de maneira planejada e escalonada, até termos 100% de cobertura dos territórios de saúde do município”, reivindica.
Com 4.908 votos, Dra. Ana Veterinária foi a única mulher eleita em Santo André na eleição do ano passado, bem como a mulher mais bem votada dentre as sete cidades do ABC. Formada em medicina veterinária há 16 anos e com MBA em Saúde Pública, e com mais de 20 anos atuando na proteção e bem-estar animal, a vereadora atua ainda em políticas públicas de saúde humana.
Nenhum comentário on "Dra. Ana pede inclusão de veterinários e mais equipes do Médico de Família"