Cia. de Teatro Heliópolis segue com debates sobre Cárcere em projeto que celebra os 20 anos do grupo

1805 0

Da Redação – Cárcere – Aprisionamento em Massa e Seus Desdobramentos é o novo projeto da Companhia de Teatro Heliópolis, elaborado para comemorar os 20 anos que o grupo completou em 2020. Como parte das atividades de pesquisa, que resultará na montagem de um espetáculo em 2021, a companhia vem realizando, semanalmente, rodas de conversa online com palestrantes convidados.

Os encontros acontecem, às sextas-feiras (às 19h) com mediação da jornalista e crítica teatral Maria Fernanda Vomero e participação dos integrantes da companhia. No dia 19 de março, o grupo recebe Roberto da Silva, pedagogo e doutor em educação e livre docente em pedagogia social. E para fechar o ciclo, que já contou com participação de Juliana Borges e Salloma Salomão,  a conversa é com Preta Ferreira (multiartista, abolicionista penal, ativista do Movimento Sem Teto do Centro), no dia 26 de março.

Os interessados em participar devem se inscrever aqui.  

Situada na segunda maior favela da América Latina, a Companhia de Teatro Heliópolis tem sua pesquisa cênica focada na realidade e nas identidades presentes no universo de Heliópolis, favela com altos índices de criminalidade, sendo um dos bairros mais violentos da cidade de São Paulo. O atual trabalho dá continuidade ao processo de pesquisa anterior, Justiça – O que os Vereditos Não Revelam, que resultou no espetáculo (IN)JUSTIÇA, indicado aos prêmios Shell e Aplauso Brasil, também eleito como um dos melhores espetáculos do ano pelo Guia da Folha e Divirta-se/Estadão.

O projeto Cárcere tem por objetivo investigar, ao longo de 16 meses, a indústria do cárcere, refletindo sobre sua serventia e sobre os interesses a ela relacionados, bem como lançar um olhar próximo e específico para o tema em busca de compreender como a dinâmica carcerária afeta os moradores de Heliópolis e a sociedade como um todo. A pesquisa aprofunda-se nas questões dos encarcerados em prisões brasileiras, passando pelo contexto de violência e estigmas sociais a que são submetidos os indivíduos que sobrevivem ao sistema e conquistam a liberdade. Investiga também como o próprio sistema judiciário influencia no perfil da população carcerária ajudando a perpetuar a força do poder paralelo, experiência vivida cotidianamente pelos integrantes do grupo, já que residem em Heliópolis. Cárcere – Aprisionamento em Massa e Seus Desdobramentos foi contemplado pela 35ª edição da Lei de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo.

DEBATES / RODAS DE CONVERSAS

Tema: Cárcere – Aprisionamento em Massa e seus Desdobramentos. Mediação: Maria Fernanda Vomero. De 5 a 26 de março. Sextas, às 19h. Inscrições grátis (Google Meet):

19 de março. Sexta, às 19h – Ministrante: Roberto da Silva é pedagogo (UFMT, 1993), mestre (USP, 1998) e doutor (USP 2001) em Educação e Livre Docente em Pedagogia Social (USP, 2009). É professor do Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação, da Faculdade de Educação da USP, na qual orienta pesquisas de mestrado, doutorado e pós-doutorado nas áreas de políticas públicas e políticas sociais. De 1962 a 1975, viveu em abrigos do Estado de São Paulo e integrou a primeira geração de crianças órfãs e abandonadas entregue aos cuidados da Funabem/FEBEM.

26 de março. Sexta, às 19h – Ministrante: Preta Ferreira

Preta Ferreira é multiartista, abolicionista penal e ativista pelo direito à moradia no MSTC – Movimento Sem Teto do Centro. Formada em publicidade, consolidou sua carreira na produção cultural. Preta é também a autora e intérprete do single e do livro Minha Carne.

Mais informações: Facebook: @companhiadeteatro.heliopolis Instagram: @ciadeteatreoheliopolis Tel: (11) 20600318 | E-mail: ctheliopolis@ig.com.br

Total 1 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Cia. de Teatro Heliópolis segue com debates sobre Cárcere em projeto que celebra os 20 anos do grupo"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *