Eleição para nova diretoria da entidade, em 5 de julho, terá chapa única
Da Redação – A Juíza da 77ª Vara do Trabalho de São Paulo, Dra. Angela Favaro Ribas, decidiu que a FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) está cumprindo rigorosamente seus Estatutos Sociais e seu Regimento Eleitoral, não havendo qualquer ato ilícito ou infração legal da entidade ou de seus dirigentes no processo eleitoral em curso. O Sindiplast, presidido por José Ricardo Roriz Coelho, questionou na Justiça a legalidade do processo, alegando que os prazos eleitorais eram curtos e que o edital para registro de chapas deveria ser anulado.
Roriz tentou apresentar sua candidatura às eleições, mas sua chapa foi rejeitada pela Comissão Eleitoral, composta pelos seguintes juristas: Dr. Sydney Sanches e Dra. Ellen Gracie Northfleet, ex-presidentes do Supremo Tribunal Federal; Dr. Almir Pazzianotto Pinto, ministro aposentado do Tribunal Superior do Trabalho; Dr. Ives Gandra da Silva Martins, jurista, advogado, professor e escritor; e Dra. Maria Cristina Mattioli, desembargadora federal aposentada do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região. A comissão não confirmou o registro da chapa de Roriz, pois estava incompleta e não cumpria os requisitos estatutários.
Sem sucesso na Justiça, o Sindplast foi condenado, em primeira instância, ao pagamento de custas processuais e honorários advocatícios.
Chapa única
A chapa única à eleição da FIESP tem Josué Gomes como candidato a presidente e Rafael Cervone, primeiro-vice-presidente. Ambos também disputam a eleição para o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP). Nesta, porém, Cervone é candidato a presidente e Josué, primeiro-vice. A composição atende ao desejo da maioria dos empresários da indústria paulista, que quer presidentes independentes, mas sinergia, união e coesão das duas entidades.
No CIESP, Cervone e Josué compõem a Chapa 2. O grupo conta com representatividade em todas as 42 Diretorias Regionais, lideranças femininas e jovens empresários. O candidato a presidente salienta que 70% dos associados do CIESP são pequenos e médios empresários, e que ouvirá as bases empresariais, por meio da capilaridade da entidade, para propor políticas públicas voltadas ao fortalecimento e recuperação da competitividade da indústria.
Nenhum comentário on "Justiça confirma que Fiesp cumpre fielmente o regulamento eleitoral"