* Carlos Alberto Coquinho Bazani – Fundada por imigrantes italianos no dia 21 de abril de 1918, a Corporação Musical Lyra de Santo André era composta por apenas nove integrantes. O grupo começou se apresentando em bailes dos diversos clubes tradicionais da cidade: Audax, Aramaçan, Corintinha, Risca-Faca e outros mais. Na década de 50, animou diversos eventos musicais no Cine Carlos Gomes.
Também participou do filme Nadando Em Dinheiro (1952), que teve direção de Abílio Pereira de Almeida & Carlos Thire, estrelado por Mazzaropi e produzido pelos Estúdios Vera Cruz de São Bernardo do Campo.
Na comemoração do IV Centenário do município de São Paulo, a Lyra desfilou do Pacaembu até o Vale do Anhangabaú, obtendo a segunda colocação no concurso promovido pela prefeitura paulistana.
E nestes 98 anos de vida, a Banda Lyra contou com vários regentes, como os maestros Luiz Massaini, João Tuzzoro, Paulinho Castellani e Fernando Santos.
Atualmente, sob o comando do maestro Clauricio Cipriano, com sua sede instalada no Parque Antonio Flaquer – Ipiranguinha, conta com 30 integrantes, sendo composta em sua maioria por aposentados.
A Banda Lyra recebe anualmente uma subvenção da Secretaria de Cultura e Turismo de Santo André, e se apresenta em espaços públicos como Teatros, Parques, Praças, Museus, Auditórios e Clubes de Serviços e Filantrópicos, bem como em solenidades e eventos oficiais organizados pelo Poder Público. Atualmente, se apresentam em sessões solenes na Câmara de Santo André.
Tradição e orgulho para todos os andreenses.
* Carlos Alberto Coquinho Bazani é natural de Santo André. Foi colaborador do Jornal Informação Resumo Jovem; da Gazeta do Grande ABC; da Rádio Orion FM e trabalhou na Assessoria de Comunicação e na Secretaria de Educação Cultura e Esportes de Santo André. É membro eleito do Conselho Diretor do Fundo de Cultura, além de coordenador do Bloco O Beco do Conforto. Contato com o colunista: carlosalbertobazani@gmail.com.br
Parabéns, pois essa não sabia…Coquinho é Cultura viva de Santo André!