Reitoria vai a Brasília pedir apoio para resolução da crise financeira da Fundação Santo André

951 0

Nossa existência não é mais que um curto-circuito de luz entre duas eternidades de escuridão…

Vladimir Nabókov.

Reitoria vai a Brasília pedir apoio para resolução da crise financeira da Fundação Santo André

O prefeito Carlos Grana, de Santo André, juntamente com a Reitora do Centro Universitário Fundação Santo André, Professora Dra. Leila Modanez, e a Pró-Reitora da PROAP (Pró-Reitoria de Administração e Planejamento), Professora Verenice Garcia, estiveram em Brasília, nos últimos dias 23 e 24 de fevereiro, para tratarem da adesão da instituição ao Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento das Instituições de Ensino Superior (Proies). A equipe foi recebida nos Ministérios da Fazenda, MEC (Ministério da Educação), Casa Civil e Secretaria de Governo e espera, dessa vez, por uma resposta favorável em até 15 dias. Os dois dias em Brasília foram intensos para a equipe que, logo no primeiro dia, 23, teve uma reunião especial com o senador Romero Jucá (PMDB/RR) e também com os assessores do Ministério da Fazenda. O senador reconheceu a situação da Fundação Santo André, mas não acolheu o pedido de reabertura do Programa PROIES, através da Medida Provisória Número 694/2015, por causa da sinalização negativa da Fazenda que alegou renúncia de receita. No dia seguinte, 24, a reitoria contou com a presença do Prefeito Carlos Grana na reunião com o Ministro-Chefe Ricardo Berzoini, da Secretaria de Governo. O ministro se sensibilizou com a situação da Fundação e ficou de apoiar a instituição neste projeto. Após este encontro, a equipe se reuniu ainda com Jean Keiji Uema, assessor do Ministro Jaques Wagner, chefe da Casa Civil. O assessor tomou conhecimento do caso, e também do abaixo-assinado realizado pela internet, que já era conhecido entre os parlamentares, pediu detalhes para informar ao ministro a questão para a abertura do PROIES. Logo em seguida, a equipe se encontrou com o Ministro da Fazenda em exercício, Dyogo Oliveira, que ficou de verificar as possibilidades que a lei permite para atender à demanda, e prometeu dar a resposta em até 15 dias. De acordo com a reitora, Profa. Leila Modanez, todos os esforços estão sendo realizados para solucionar a questão do PROIES.

Frase:

Esta reitoria continuará buscando alternativas na esfera administrativa e jurídica para solucionar esta questão. Sem poupar esforços!

Leila Modanez, Reitora do Centro Universitário Fundação Santo André, ao comentar as tratativas em Brasília visando a adesão da instituição ao Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento das Instituições de Ensino Superior (Proies)

Frase:

A ausência de tal consulta, no caso, implicou a violação ao princípio da isonomia, que deve pautar a relação entre particulares prestadores de serviço e o Poder Público com o qual pretendem contratar, além da impessoalidade, já que a entidade contemplada com o contrato questionado fora fundada pela chefe do Executivo em cujo mandato se deu a celebração do respectivo instrumento

Alexandre Jorge Carneiro da Cunha Filho, juiz da 1ª Vara de Fazenda Pública de São Paulo, ao comentar a decisdão que torna a ex-prefeita Marta Suplicy inelegível e fora do pleito municipal deste ano na Capital paulista

General Motors anuncia disposição de demitir 1,5 mil trabalhadores

A General Motors informou nesta segunda-feira (29) ao Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano a intenção de demitir 1.500 trabalhadores que estão com os contratos suspensos através de layoff. Os desligamentos ocorreriam ainda nesta semana. “Não concordamos com essa atitude da empresa e marcamos uma reunião nesta terça-feira para encontramos juntos uma solução que seja menos dolorosa para os trabalhadores”, afirmou o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano, Aparecido Inácio da Silva, o Cidão. A empresa tem 2.250 funcionários afastados através de regime de layoff. A GM informou ao sindicato que aproximadamente 400 metalúrgicos deste total devem ser convocados ao trabalho para reiniciar o segundo turno de produção. Ao contrário de outras montadoras da região, a GM não adotou o PPE (Programa de Proteção ao Emprego). O próprio Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano sempre considerou que o PPE não era uma boa alternativa, mas já cogita mudar de ideia por conta do risco de as demissões anunciadas pela GM se concretizarem.


FURTO DO ALÉM

  • A Guarda Civil Municipal (GCM) de São Caetano prendeu um homem em flagrante nesta segunda-feira (29/2) pelo furto de placas de bronze no Cemitério das Lágrimas, no Bairro Mauá. Antonio Carlos Negri Bueno, de 42 anos, foi detido portando os objetos, retirados dos jazigos. A ocorrência foi atendida por guardas que cumpriam o plantão pela Atividade Diferenciada, programa em que a Prefeitura paga pela jornada fora da escala normal de trabalho, reforçando o efetivo da GCM nas ruas. Bueno, que já tinha passagem pela polícia por furto, foi encaminhado para a Central de Flagrantes do município.

VISITA

  • O prefeito de Diadema, Lauro Michels, recebeu em seu gabinete a visita da emancipadora Maria Aparecida Batista, de 88 anos, nesta segunda-feira (29). Ela é uma das primeiras funcionárias da prefeitura. Relembrou historias da época do ex-prefeito Lauro Michels (1964/1969 e 1977/1983), tio avô do prefeito. Maria Aparecida Fez questão de entregar um presente para suas filhas e recebeu um desenho em agradecimento como retribuição. O prefeito agradeceu a visita e fez um convite para que ela contribua com a sua história para o acervo do Centro de Memória de Diadema.

FÚNEBRE

  • É com muito pesar que informamos sobre o falecimento nesta terça-feira (1º) da conhecida comerciante Ivete Belettato, filha do empresário Gino, da Pizzaria do Gino, na Rua Municipal, no Centro de São Bernardo. O velório será a partir das 18h no Cemitério da Vila Euclides e a cremação será a partir do meio-dia no Cemitério Jardim da Colina. Nos solidarizamos com os familiares enlutados e pedimos a Deus para que conforte familiares e amigos.

INELEGÍVEL 1

  • O serviço prestado à Prefeitura de São Paulo, sem licitação, por uma entidade da qual Marta Suplicy foi sócia fundadora e, segundo a sentença “era intimamente ligada”, foi o motivo fundamental para a condenação por improbidade administrativa e suspensão dos direitos políticos por três anos, o que inviabiliza a participação da ex-prefeita no próximo pleito eleitoral. A denúncia do Ministério Público de São Paulo, apontou irregularidades na contratação, em 2002, de uma ONG para assessorar o desenvolvimento de ações referentes a planejamento familiar e métodos contraceptivos nas subprefeituras de Cidade Ademar e Cidade Tiradentes. A decisão de primeira instância, foi do juiz Alexandre Jorge Carneiro da Cunha Filho, da 1ª Vara de Fazenda Pública de São Paulo. O juiz também estendeu a condenação à então secretária de Educação Maria Aparecida Perez. A defesa de Marta Suplicy informou que vai recorrer.

INELEGÍVEL 2

  • De acordo com a promotoria, o contrato de 176,7 mil reais com o Grupo de Trabalho e Pesquisa de Orientação Sexual (GTPOS) é irregular por ter sido firmado sem licitação. Marta teria desconsiderado também os requisitos necessários para a dispensa da pesquisa de preços. Na ocasião da denúncia, os advogados de Marta Suplicy e da secretária de Educação defenderam a legalidade do contrato. Sustentaram ainda que os serviços foram devidamente prestados pela ONG. Para o juiz, no entanto, o serviço poderia ser realizado por outras empresas, o que indica a necessidade da realização de consulta de interessados ou de pesquisa de preços, como prevê a lei de licitações.

RIBEIRÃO NA TV 1

  • Nos dias 20 e 21 de fevereiro, a equipe do SBT esteve em Ribeirão Pires gravando o programa Turismo e Aventura. A produção procurava o local ideal para uma matéria sobre turismo, com paisagens com mudas nativas e de fácil acessibilidade. Tendo em vista a pauta da emissora, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo fez a recepção e acompanhou a equipe aos pontos turísticos da cidade, mostrando os lugares interessantes que a Estância proporciona. No sábado, dia 20, as gravações aconteceram no Castelo do violonista Robson Miguel, no Clube Tahiti, na nova Torre de Miroku (única réplica construída no mundo, idêntica ao templo original instalado na cidade de Nara/Japão) e o Mirante Santo Antônio (que será ponto de parada do Teleférico). Já no domingo (21), a equipe gravou na Vila do Doce na região central da cidade, no Museu Municipal Família Pires e Centro de Exposições e História Ricardo Valeriano Nardelli, visitando as exposições sobre a cidade histórica e de peças que pertenceram às famílias tradicionais que iniciaram o desenvolvimento do município.

RIBEIRÃO NA TV 2

  • Por último a equipe fez muitas fotos nos portais de entrada da Estância Turística. Durante a gravação do programa os apresentadores Rhoque Malazia e Renata Sartório se disseram surpresos com a variedade ambiental que a cidade oferece e convidaram os visitantes e telespectadores a conhecerem a Estância Turística. O programa, que tem entre 4 a 5 pontos de audiência, vai ao ar no SBT todos os domingos. A matéria sobre Ribeirão Pires está programada para exibição no dia 6 de março, às 7h30.

Faculdade de Direito São Bernardo promove 15º Encontro sobre os Direitos da Mulher

O 15º Encontro sobre os Direitos da Mulher, promovido pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, acontece no sábado (5), das 13h às 17h30, no anfiteatro e auditório da instituição de ensino. A atividade, coordenada pela professora Carmela Dell’Isolla, reunirá profissionais renomados da área jurídica, que vão debater temas relacionados ao direito das mulheres. As inscrições vão até a próxima quarta-feira (2), somente via internet, no site da Faculdade, www.direitosbc.br. O evento acontece no mês das mulheres. A primeira palestra, “Desafios e perspectivas das mulheres negras no contexto das conquistas de Direitos Humanos”, será ministrada pela Dra. Cláudia Patrícia de Luna. A palestrante é Diretora Executiva da “Elas por Elas: Vozes e Ações das Mulheres” e presidente do Movimento Nacional Contra o Tráfico de Pessoas (MCTP). Também participou de diversos projetos e conferências sobre direitos das mulheres, da população negra e o enfrentamento do tráfico de pessoas. Na segunda etapa do encontro, o tema debatido será “Pornografia de vingança”. A palestra será conduzida pela Dra. Teresa Cristina C. S. Rodrigues dos Santos, juíza integrante da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário do Estado de São Paulo (COMESP). A convidada é mestre em direito comparado pela Universidade de Samford, nos Estados Unidos. Para os alunos, a taxa de inscrição é de R$ 13 e, para o público externo, de R$ 22. A Faculdade de Direito São Bernardo do Campo fica na Rua Java, 425, no Jardim do Mar.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Reitoria vai a Brasília pedir apoio para resolução da crise financeira da Fundação Santo André"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *