Sétimo colocado no campeonato e único dos 11 postulantes ao título a não ter vencido na temporada, Cesar Ramos coloca o Toyota Corolla da Ipiranga Racing na frente no treino livre desta sexta-feira (11) em Interlagos
Da Redação – Apesar da temperatura relativamente baixa em Interlagos, com tempo nublado e 26 graus de temperatura ambiente – e 33ºC no asfalto -, as atividades para a Grande Final da Stock Car começaram quentes. Os postulantes ao título tiveram desempenhos discrepantes, distribuindo-se entre os 25 pilotos que marcaram tempos no treino livre desta sexta-feira (11) no principal autódromo do país, que sedia a 12ª e última etapa da temporada 2020 da Stock Car.
Sétimo na tabela de pontos, Cesar Ramos foi o mais rápido, repetindo o desempenho mostrado na mesma Interlagos durante o mês de agosto, na ocasião da disputa da Corrida do Milhão Solidário. Aquela prova, que valeu por duas etapas, teve o piloto da Ipiranga Racing na pole position em ambas as provas.
Diego Nunes foi o segundo colocado, a 0s362 do melhor tempo do dia. O equilíbrio foi visível, uma vez que entre os dez primeiros colocados estiveram cinco Toyota Corolla e cinco Chevrolet Cruze. Átila Abreu, Ricardo zonta, Matías Rossi, Ricardo Maurício, Cacá Bueno, Guilherme Salas, Rubens Barrichello e Nelsinho Piquet fecharam o top-10 da sexta-feira.
Disputando o título, Allam Khodair foi o 11º, com o líder Thiago Camilo em 13º e o vice-líder Daniel Serra em 16º.
A Grande Final
A decisão acontece em corrida única, no domingo (13) às 12h30 com transmissão ao vivo pela Band, SporTV2 e pelo canal oficial da Stock Car no YouTube. Será apenas uma corrida, de 40 minutos mais uma volta, e obrigatoriedade de um pit stop para a troca de, no mínimo, um pneu. O lastro de sucesso, que incomodou os líderes durante a temporada, não estará nos carros na etapa final. O reabastecimento durante a corrida está proibido.
A pista de Interlagos traz níveis médios a altos de abrasividade do asfalto, força lateral e exigência de frenagem. Os pontos de maior redução de velocidade estão no S do Senna, quando os pilotos reduzem de 251 para 77 km/h, de sexta para segunda marcha, aplicando 70 quilos de pressão no pedal do freio; na Curva do Lago, de 240 para 11 km/h (95 kg de pressão, de 6ª para 2ª marcha); no Laranjinha, reduzindo de 210 para 124 km/h (de 5ª para 3ª, 67 kg de pressão) e na Curva da Junção, com 80 kg de pressão sobre o pedal de freio, onde os pilotos reduzem da quarta para a segunda marcha, baixando a velocidade de 182 para 91 km/h.
Uma temporada em que a nova geração dos carros da Stock Car entrou na pista e representou grandes desafios para pilotos, equipes e freios: os carros, com maior peso e menor pressão aerodinâmica, fizeram os pilotos se readaptarem a um novo estilo de frenagem, o que também trouxe mais exigência ao conjunto formado pelas pastilhas Fras-le e os discos de freio Fremax, capazes de suportar temperaturas de 850 e 720 graus, respectivamente, e que se mostraram mais uma vez confiáveis, eficientes e seguros.
A FRAS-LE e a FREMAX são as fornecedoras oficiais de pastilhas e discos de freio da categoria, respectivamente, e trabalham em conjunto com as todas as equipes do grid para assegurar o melhor desempenho, segurança, eficiência e confiabilidade. A Fremax é a fornecedora dos discos desde 2004 e a Fras-le, desde 2016.
Fala, piloto!
Cesar Ramos, Ipiranga Racing, Toyota Corolla #30
“Muito feliz de começar bem aqui em Interlagos novamente. A gente fica confiante quando o carro já desce do caminhão rápido. Testei o carro com pneus novos e ele reagiu muito bem. O Thiago fez outro trabalho e creio que o cruzamento de informações vai fazer nossa equipe ter um carro rápido em todas as circunstâncias”.
Nenhum comentário on "Cesar Ramos é destaque no treino livre desta sexta-feira na Stock Car"