* Marcelo Alves – A Volkswagen acaba de lançar o novo Gol e sua variante sedan, o Voyage. Um dos modelos mais importantes da marca no Brasil sofreu um leve facelift antes de mudar por completo em uma nova geração. O Gol, que foi líder de mercado por 27 anos, mas que perdeu seu reinado para o Palio em 2014 e amargou a sexta colocação no ranking de vendas do ano passado, tenta dar a volta por cima e voltar à liderança do mercado.
Externamente, as mudanças são discretas e se concentram em maior parte na dianteira, faróis e grade agora estão mais afilados, seguindo a identidade visual da marca e o para-choque ficou mais encorpado, dando um ar de mais esportividade ao modelo. Na traseira, apenas nova disposição dos elementos da lanterna, que o deixam parecido com a atual geração do Polo europeu, e vincos mais demarcados. Já o Voyage não sofreu alterações na parte traseira.
A principal mudança está no interior. O painel agora tem desenho moderno, fortemente inspirado no novo Passat, abandonando as saídas de ar circulares e dando lugar a elementos retilíneos e angulares. O volante agora é mesmo oferecido no novo Golf, porém o grande triunfo do modelo é a tela de 6,33 polegadas que pode ser espelhada com smartphones usando os sistemas MirrorLink, Apple Car Play e Google Android Auto.
O sistema multimídia adotado pelo Gol é o Discover Media, com sistema operacional App-Connect, o mesmo sistema utilizado no modelo mais caro da marca, o Passat. Com esse sistema, além de diversas funções para navegação e controles que garantem melhor autonomia do carro, é possível ouvir mensagens de texto nos auto falantes e responde-las utilizando os comandos de voz para ditá-las.
Na parte de motorização as versões 1.0 l saíram ganhando, agora contam com o moderno motor EA-211 de 3 cilindros e 12 válvulas que já utilizado no up! e no Fox, com potência de 82/75 cv (valores para álcool/gasolina) a 6.250 rpm e o torque, de 10,4/9,7 mkgf a 3.000 rpm, as versões 1.6 continuam com o velho motor da família EA-111, com oito válvulas e 104/101 cv a 5.250 rpm e 15,6/15,4 mkgf de torque a 2.500 rpm.
Voyage – Como o principal diferencial é a conectividade, que está até no novo slogan, a montadora alemã batizou a versão especial de lançamento Connect, que conta com a exclusiva cor Azul Lagoon, além do pacote de conectividade e rodas exclusivas de 15 polegadas.
De série, os modelos passam a contar com direção hidráulica, vidros dianteiros com acionamento elétrico, travamento central e abertura interna da tampa do porta-malas, além de limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro com temporizador.
Confira os preços de todas as versões:
Gol Trendline 1.0: R$ 34.890
Gol Trendline 1.0 com ar/dir/conjunto elétrico: R$ 37.690
Gol Trendline 1.6: R$ 40.190
Gol Comfortline 1.0: R$ 42.690
Gol Comfortline 1.6: R$ 47.490
Gol Comfortline 1.6 I-Motion: R$ 50.790
Gol Highline 1.6: R$ 51.990
Gol Highline 1.6 I-Motion: R$ 55.290
Voyage Trendline 1.0: R$ 40.990
Voyage Trendline 1.6: R$ 44.590
Voyage Comfortline 1.0: R$ 46.690
Voyage Comfortline 1.6: R$ 49.490
Voyage Comfortline 1.6 I-Motion: R$ 53.090
Voyage Highline 1.6: R$ 55.290
Voyage Highline 1.6 I-Motion: R$ 58.590
* Marcelo Alves é formado em Comunicação Social com especialização em Relações Públicas, e um apaixonado por carros
Nenhum comentário on "VW Gol fica mais conectado para retornar à liderança"